DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Liliane Nascimento-
dc.date.available2019-10-10-
dc.date.available2019-10-10T18:32:05Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1739-
dc.description.abstractA research entitled "The teaching work in a multisite school of Parintins", aimed to investigate the teaching work of an educator who is in a multi-grade school in the municipality of Parintins-Am. In the methodological course we used the qualitative research, with the help of the method of dialectic approach and as a method of procedure, the case study, in locus, performed through the techniques of data collection: participant observation and semi-structured interview. The educator, parents of the students and the students were interviewed. As a theoretical basis, studies were carried out by authors such as Albornoz (2002), Farias (2010), Marx (2004), Tardif (2014), Ghedin (2016), Arroyo (2013) and Hage (2011). It was observed during the period of the research internship the multiple factors that made it difficult to carry out the educator's teaching work in the investigated school, among which the following should be highlighted: lack of physical and material infrastructure of the school; difficulty in organizing the pedagogical work in these classes; difficulty in drawing up planning; lack of pedagogical accompaniment of the education department; lack of specific training to act in these contexts; lack of teaching materials; difficulty in adapting to the context of professional performance; work overload. All these aspects reflect negatively on teacher professionalization and, consequently, on the teaching and learning process of students. Therefore, the study shows the lack of prestige in which the professionals of the education that work in the multisseriados schools of the field meet, which urgently suggests the necessity of the implementation of public policies that guarantee to the professional that acts in these schools their social valorization and that enable dignified conditions for the exercise of the teaching function.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducador do Campopt_BR
dc.subjectTrabalho Docentept_BR
dc.subjectEscolas Multisseriadaspt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.titleO trabalho docente em uma escola multisseriada de Parintinspt_BR
dc.title.alternativeTeaching work in a multi-grade Parintins schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T18:32:05Z-
dc.creator.ID026.412.622-07pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Simone Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5176094890954618pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Simone Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5176094890954618pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento Filho, Virgílio Bandeira do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0430956097030345pt_BR
dc.contributor.referee3Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8874787175007937pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa intitulada “O trabalho docente em uma escola multisseriada de Parintins” teve como objetivo investigar o trabalho docente de um educador que atua em uma escola multisseriada do município de Parintins-Am. No percurso metodológico utilizou-se a pesquisa qualitativa, com auxílio do método de abordagem dialético e como método de procedimento o estudo de caso, in lócus, realizado por meio das técnicas de coleta de dados observação participante e entrevista semiestruturada. Entrevistou-se a educadora, pais dos estudantes e os estudantes. Como embasamento teórico utilizou-se estudos realizados por autores, como: Albornoz (2002), Farias (2010), Marx (2004), Tardif (2014), Ghedin (2016), Arroyo (2013), Hage (2011). Constatou-se durante o período do estágio com pesquisa os múltiplos fatores que dificultavam a realização do trabalho docente da educadora na escola investigada, dentre os quais cabe destacar: falta de infraestrutura física e material da escola; dificuldade na organização do trabalho pedagógico nessas turmas; dificuldade na elaboração do planejamento; falta de acompanhamento pedagógico da secretaria de educação; falta de formação específica para atuação nesses contextos; carências de materiais didáticos; dificuldade quanto à adaptação ao contexto de atuação profissional e; sobrecarga de trabalho. Todos estes aspectos refletem de forma negativa na profissionalização docente e, consequentemente, no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Portanto, o estudo evidencia a situação complexa e desafiadora em que se encontram os profissionais da educação que atuam nas escolas multisseriadas do campo, o que sugere a necessidade de implementação de políticas públicas que garantam a valorização profissional e social dos educadores que atuam nestas escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O trabalho docente em uma escola multisseriada de Parintins.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons