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Título: Estudo da comercialização e condições de armazenamento do pescado em duas feiras da cidade de Parintins-AM
Título(s) alternativo(s): Study of commercialization and storage conditions of fish in two fairs of Parintins-AM
Autor(es): Ferreira , Viviane de Castro
Orientador(es): Bezerra, Cynara Carmo
Palavras-chave: Pescado;Comércio;Qualidade;Manipulação
Data do documento: 5-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O estado do Amazonas é o maior produtor de peixes de água doce do Brasil, e a maior parte da produção vem do interior e é desembarcada em Manaus-AM, sendo que o consumo desse recurso natural é uma grande expressão da cultura local. O hábito de consumir peixe está enraizado na cultura amazonense, sendo a pesca uma pratica secular que contribui para a manutenção das populações tradicionais. Levando em consideração a relevância do comércio de pescado nas feiras, este estudo objetiva verificar a comercialização e as condições de armazenamento do pescado que é vendido em duas feiras da cidade de Parintins, pois estas condições refletem diretamente na qualidade do pescado, principalmente das espécies mais consumidas pela população parintinense, já que se trata de um alimento que ainda é o mais consumido na região, além de ser a fonte de renda de milhares de famílias que tiram da venda do peixe seu sustento. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com feirantes de duas feiras do munícipio de Parintins, a Feira do Bagaço e a Feira Nova Conquista, sendo discutidos condições de manuseio do pescado desde a sua captura até o mercado consumidor. Após a coleta de dados e verificação dos pescados ofertados nas feiras, pode-se constatar que durante o período da cheia, o matrinxã (Brycon cephalus), pacu (Mylossoma spp.), o jaraqui (Prochilodus taeeniatus), a sardinha (Triportheus spp.) e o tambaqui (Colossoma macropomum), estavam sendo comercializadas nas duas feiras visitadas. Em relação ao consumo verificou-se que 67% dos consumidores alimentam-se de pescado uma a duas vezes por semana, 28% dos entrevistados relataram que consomem pescado de três a quatro vezes por semana e os demais 5% declararam que consomem pescado uma a duas vezes no mês. Quanto aos feirantes, o perfil traçado após a entrevista indica que 100% destes são do sexo masculino, casados, com uma faixa etária entre 30 e 42 anos e cerca de 15 anos de experiência. Nas duas feiras pesquisadas, o pescado é acondicionado em freezers, em estado bem precário em média de 72h.
Abstract: The state of Amazonas is the largest producer of freshwater fish in Brazil, and most of the production comes from the interior and is landed in Manaus-AM, and the consumption of this natural resource is a great expression of the local culture. The habit of consuming fish is rooted in the Amazonian culture, with fishing being a secular practice that contributes to the maintenance of traditional populations. Taking into account the importance of fish trade in fairs, this study aims to verify the commercialization and storage conditions of the fish that is marketed in two fairs in the city of Parintins, as these conditions directly reflect the quality of the fish, especially the most important species. consumed by the population of Parintinense, since it is a food that is still the most consumed in the region, besides being the source of income of thousands of families who take from the sale of the fish their livelihood. The research was carried out through interviews with fairs of two fairs of the Municipality of Parintins, the Fair of Bagaço and Fair Nova Conquista, being discussed conditions of handling of the fish from its capture to the consumer market. After collecting data and checking the fish offered at the fairs, it can be observed that during the flood period, matrinxã (Brycon cephalus), pacu (Mylossoma spp.), Jaraqui (Prochilodus taeeniatus), sardines (Triportheus spp.) and tambaqui (Colossoma macropomum), were being commercialized in the two fairs visited. Regarding consumption, it was found that 67% of consumers eat fish once or twice a week, 28% of respondents reported consuming fish three to four times a week and the other 5% said they consume fish one twice a month. As for the marketers, the profile traced after the interview indicates that 100% of these are male, married, with an age group between 30 and 42 years and about 15 years of experience. In the two fairs researched, the fish is put into freezers, in a very precarious state in average of 72 hours.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1735
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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