DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1713
Título: A influência das atividades práticas na aprendizagem em botânica – uma investigação com alunos do ensino médio
Título(s) alternativo(s): The influence of practical activities on botany learning - an investigation with high school students
Autor(es): Gomes, Malena de Castro
Orientador(es): Araújo, Joeliza Nunes
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem;Ensino de Botânica;Aulas Práticas
Data do documento: 4-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência das atividades experimentais no processo de ensino e aprendizagem em botânica, com estudantes do Ensino Médio. Para tanto, foram realizadas atividades experimentais sobre conceitos de Botânica, buscando avaliar a aprendizagem dos estudantes durante o desenvolvimento de tais atividades. A pesquisa foi realizada na escola estadual Brandao de Amorim tendo como sujeitos 26 alunos do 3° ano 2 do ensino médio. A metodologia teve abordagem qualitativa e os instrumentos para coleta de dados foram revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Realizou-se aula pratica sobre o tema “Célula vegetal” e aplicação de questionário aos alunos. Desta forma, foi possível analisar a influência das atividades experimentais no processo de ensino e aprendizagem em botânica com estudantes do Ensino Médio, permitindo asseverar a relevância do desenvolvimento dessas atividades no processo educativo escolar. Bem como, clarificar que as atividades experimentais não são apenas meras técnicas, mas uma estratégia de ensino eficiente e eficaz que colaboram de modo exponencial para o ensino e a aprendizagem significativa dos estudantes.
Abstract: This research had as objective analyzes the influence of the experimental activities in the teaching process and learning in botany, with students of the Medium Teaching. For so much, experimental activities were accomplished on concepts of Botany, looking for to evaluate the students' learning during the development of such activities. The research was accomplished at the state school Brandão of Amorim tends as subjects 26 students of the 3° year 2 of the medium teaching. The methodology had qualitative approach and the instruments for data collection were bibliographical revision and field research. He/she took place class practices about the theme "vegetable Cell" and questionnaire application to the students. This way, it was possible to analyze the influence of the experimental activities in the teaching process and learning in botany with students of the Medium Teaching, allowing to assert the relevance of the development of those activities in the school educational process. As well as, to clarify that the experimental activities are not just mere techniques, but a strategy of efficient and effective teaching that you/they collaborate in an exponential way for the teaching and the students' significant learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1713
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons