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dc.contributor.authorPessanha, Felipe Victor de Azeredo-
dc.date.available2019-10-01T17:07:58Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.citationPESSANHA, Felipe Victor de Azeredo. A lógica da privatização da escola pública no Brasil: mercadorização da educação e a privatização da escola pública, seus processos e contradições na sociedade de direitos. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1710-
dc.descriptionEste estudo tem como objetivo analisar os processos de privatização da educação e sua influência na precarização do ensino e suas discrepâncias com uma educação democrática. A privatização da escola tem se mostrado com diversas facetas, através de serviços, como o treinamento de professores, a construção do currículo das escolas públicas sendo feito por empresas do ramo educacional. Portanto, foram observados os movimentos de mercadorização da educação que ocorreram a partir da redemocratização na década de 1990. Foram realizados diálogos entre Marx (1867), Libâneo (2013), Libâneo e Freitas (2018), Klees (2008), Klees (2002), Gentilli (1998), Vieira (1998), Chaves (2006) onde foram buscadas diversas características do sistema capitalista e suas influências na privatização das escolas e dados que mostram que o mercado educacional gera muito capital. Os resultados, mostram os diversos dados sobre os tipos de privatização na educação e sua influência na precarização do ensino.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the processes of privatization of education and its influence on the precariousness of teaching and its discrepancies with a democratic education. The privatization of the school has shown itself with several facets, through services, such as teacher training, construction of public school curriculum being done by educational companies. Thus, the movements of commodification of education that occurred after redemocratization in the 1990s were observed. Dialogues between Marx (1867), Libane (2013), Libane and Freitas (2018), Klees (2008), Klees (2002) ), Gentilli (1998), Vieira (1998), Chaves (2006), where several characteristics of the capitalist system and their influence on the privatization of schools and data are shown that show that the educational market generates a lot of capital. The results show the different data about the types of privatization in education and their influence on the precariousness of education.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrivatização da escola públicapt_BR
dc.subjectPrivatization of public schoolpt_BR
dc.subjectMercadorização da educaçãopt_BR
dc.subjectMerchandiseization of educationpt_BR
dc.subjectSociedade de direitospt_BR
dc.subjectSociety of rightspt_BR
dc.subjectPrecarização da educaçãopt_BR
dc.subjectPrecariousness of educationpt_BR
dc.titleA lógica da privatização da escola pública no Brasil: mercadorização da educação e a privatização da escola pública, seus processos e contradições na sociedade de direitospt_BR
dc.title.alternativeThe logic of privatization of the public school in Brazil: commodification of education and the privatization of the public school, its processes and contradictions in the society of rightspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-01T17:07:58Z-
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