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Título: Aperfeiçoando o que não sei: modos de ver e fazer educação ambiental
Título(s) alternativo(s): Perfecting what I don't know: ways of seeing and doing environmental education
Autor(es): Santos, Ellys Luana Almeida dos
Palavras-chave: Educação Ambiental;Environmental Education;Estágio;Stage;Experiência;Experience;Pesquisa Autobiográfica;Autobiographical Research
Data do documento: 4-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SANTOS, Ellys Luana Almeida dos. Aperfeiçoando o que não sei: modos de ver e fazer educação ambiental. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Abstract: This research has as central focus understand the experience’s importance behaviors of see and do Environmental Education from episodes of my school and academic’s trajectory. In particular, objectifyed to describe my school and academic’s trajectory from learnings about Environmental Education; describe behaviors of see and do Environmental Education on a democratic school and their crossing by my formation as a environmental educator; and discourse in experiences lines of environmental (des)education’s development. This is an narrative research, on autobiographical modality that tries to give voice beyond daily event, as autobiographical narrative is related to human praxis. This epidodes are derivative from my school and academic’s trajectory, especially from Supervised Stages’s experience. The research gives visibility to formative early process problematizing behaviors of see and do Environmental Education. On teacher construction’s problematization, I relate Environmental Education’s shifts in understanding and significance: before I saw Environmental Education as something static and isolated, tied in specific subjects, like Science. At the moment, I saw as field with smudges borders, that actually are in multiple environmentals and curriculums. On this way, I bounce that think about my Environmental Education’s formative process on Pedagogy course, allowed me a reflective (re)visit at certainties solids and conceptions that I believed about the theme. The displacement of such Environmental Education’s formated conceptions allowed a inventive process without beginning and end of anothers pedagogical practices construct from culture, art and invention interlaced through experience.
Descrição: Esta pesquisa tem como foco central compreender a importância de experienciar modos de ver e fazer a Educação Ambiental a partir de episódios da minha trajetória escolar e acadêmica. De modo particular, objetivou-se narrar minha trajetória escolar e acadêmica a partir das aprendizagens sobre Educação Ambiental; Descrever os modos de ver e fazer Educação Ambiental numa escola democrática e seu atravessamento na minha formação como educadora ambiental; Discorrer linhas experienciais de desenvolvimento de uma (des)educação ambiental. Esta é uma pesquisa narrativa, na modalidade autobiográfica que busca dar voz ao que se passa além dos acontecimentos do cotidiano, já que a narrativa autobiográfica está relacionada à práxis humana. Os episódios são oriundos da minha trajetória escolar e acadêmica, especialmente as vivências dos Estágios Supervisionados. A pesquisa dá visibilidade para o processo formativo inicial problematizando os modos de ver e fazer Educação Ambiental. Na problematização da constituição docente, narro os deslocamentos na compreensão e significação da Educação Ambiental: antes via a Educação Ambiental como algo estático e isolado, preso à disciplinas específicas, como Ciências. No momento, vejo como um campo com fronteiras borradas, que se faz presente em múltiplos ambientes e currículos. Desse modo, ressalto que pensar sobre meu processo formativo em Educação Ambiental no curso de Pedagogia, permitiu uma (re)visita reflexiva às sólidas certezas e concepções que eu carregava sobre o tema. O deslocamento de tais concepções formatadas de Educação Ambiental possibilitou um processo inventivo sem começo e sem fim de outras práticas pedagógicas tecidas a partir da cultura, da arte e da invenção entrelaçados através da experiência.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1706
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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