DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1705
Título: A Construção dos sujeitos na modalidade de educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): The construction of subjects in the modality of youth and adult education
Autor(es): Santos, Diogo Maxwell Tavares dos
Palavras-chave: Sujeitos da educação de jovens e adultos;Subjects of youth and adult education;Autonomia;Autonomy;Emancipação;Emancipation
Data do documento: 5-Nov-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SANTOS, Diogo Maxwell Tavares dos. A Construção dos sujeitos na modalidade de educação de jovens e adultos. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Abstract: This study aimed to understand how the construction of EJA subjects occurs in a state school in the north of Manaus. Has a brief history of EJA in Brazil. The purpose of this first topic was to observe the subjects in their advances and setbacks, because to understand the role of the modality of Youth and Adult Education and the subjects, it is necessary to situate them in time and space. This research has a qualitative descriptive approach, with a bibliographic and field research. The research subjects are educators and students of the 1st segment of the EJA. In data collection was used primary and secondary sources of data collection as participant observation, another form of data collection was the bibliographic in which different sources were searched as articles, books and documents from the school researched as PPP (Pedagogical Political Project) and Stage III Report in order to have a well-grounded theoretical framework on the researched theme. These contents were based on theorists such as Paulo Freire (2011), Paulo Freire (1989), Paulo Freire (1987), Gadotti and Romão (2003), Haddad and Di Pierro (2000), Souza (2011), Sampaio and Almeida (2009 ) in the methodology of the second chapter were used the authors Lakatos and Marconi (2007), Minayo et al (2002) and Fazenda et al (2000). It was found in this study that Youth and Adult Education is a modality that is characterized by compensatory and emergency education based on this view the Brazilian educational context. The subjects of this modality are people who live on the fringes of society in relation to public policies, because the bibliographic observations and researches denote a social fragility that, with a cultural baggage not focused on the accepted cultural, excludes them. Teachers in this dimension are also victims of the existing educational model itself, as it is curtailed by having a deeper involvement with learners, the community at large, as a result of the state's mind-boggling educational plans that focus solely on numbers and a product. created from a market logic. This research shows with a look at the subjects that are within this model of education.
Descrição: Este estudo teve como objetivo compreender como se dá a construção dos sujeitos da EJA numa escola estadual da zona norte de Manaus. Possui um breve histórico da EJA no Brasil. O intuito desse primeiro tópico foi observar os sujeitos nos seus avanços e retrocessos, porque para entendermos o papel da modalidade de Educação de Jovens e Adultos e os sujeitos, é necessário situá-los no tempo e no espaço. Essa pesquisa tem uma abordagem qualitativa descritiva, com uma pesquisa bibliográfica e de campo. Os sujeitos da pesquisa são educadores e educandos da turma do 1º segmento da EJA. Na coleta de dados foi utilizado fontes primarias e segundarias de coletas de dados como a observação participante, outra forma de coleta de dados foi os bibliográficos em que se buscou diferentes fontes como artigos, livros e documentos da escola pesquisada como PPP (Projeto Político Pedagógico) e Relatório de estagio III para poder ter um arcabouço teórico bem fundamentado sobre o tema pesquisado. Esses conteúdos foram embasados por teóricos como Paulo Freire (2011), Paulo Freire (1989), Paulo Freire (1987), Gadotti e Romão (2003), Haddad e Di Pierro (2000), Souza (2011), Sampaio e Almeida (2009) na metodologia do 2 capitulo foram usados os autores Lakatos e Marconi (2007), Minayo et al (2002) e Fazenda et al (2000). Constatou-se neste estudo que a Educação de Jovens e adultos é uma modalidade que se caracteriza por uma educação compensatória e emergencial tendo como base para essa ótica o contexto educacional brasileiro. Os sujeitos dessa modalidade são pessoas que vivem à margem da sociedade em relação a políticas públicas, porque as observações e pesquisas bibliográficas denotaram uma fragilidade social que com uma bagagem cultural não voltada para a cultural aceita, os excluem. Os professores nesta dimensão são também vítimas do próprio modelo educacional existente, na medida em, que é cerceado de ter um envolvimento mais profundo com os educandos, a comunidade em geral, em decorrências dos planos educacionais mirabolantes do Estado que visa unicamente números e um produto criado a parti de uma lógica de mercado. Essa pesquisa se mostra com um olhar nos sujeitos que estão dentro desse modelo de educação.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1705
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Construção dos sujeitos na modalidade de educação de jovens e adultos.pdf389,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons