DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1704
Título: Estudante com autismo: um desafio para educação
Título(s) alternativo(s): Student with autism: a challenge for education
Autor(es): Paixão, Delma Ferreira
Palavras-chave: Educação inclusiva;Inclusive education;Transtorno do Espectro Autista;Autism spectrum disorder;Formação do professor;Formation of teacher
Data do documento: 14-Nov-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: PAIXÃO, Delma Ferreira. Estudante com autismo: um desafio para educação. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Abstract: The right to an inclusive education is garanteed by official documents in order to propose to the target public of special education independent of their personal, physical or mental conditions. The research titled "Student with Autism: A Challenge for Education" sought to understand the challenges of the process of inclusion in a school in the city of Manaus. We observed this process more intensely during the supervised internships through a student with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the first year of elementary school. The research investigated this challenge of including a student with autism who needs a rigorous monitoring and evaluation of the special education policy from the perspective of inclusion and sought to answer the following questions: The implementation of the special education policy from the perspective of inclusion serves and enables to the student with TEA meaningful learning? Have regular school teachers been properly trained to serve these students? Does the inclusive school include the didactic resources, receive appropriate material, instrumental conditions and the implementation of the multifunctional resource room adequate to meet their demands? What are the difficulties or challenges faced by teachers in relation to the increasing insertion of students with SEN in regular schools? Questions investigated from the general objective: To understand the process of inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (TEA) in Elementary School in a municipal school in the city of Manaus and the specifics: To observe the implementation of the policy of inclusion of a student with ASD; Verify the methodologies used by the teacher to develop the pedagogical making students with ASD in the classroom; To analyze the contributions of the student's inclusion with TEA to their learning process. Theoretical basis is based on the authors: Belisário Filho (2010), Cunha (2013) and Mantoan (1997), Mazzotta (1995), Carvalho (2012). It is therefore a qualitative research, with a phenomenological approach, using as data collection techniques participant observation, semi-structured interview, bibliographical and field research. The research points to the need for this educational policy to continue to implement the continuing education of teachers so that the pedagogical practices are adequate in the educational attendance to the student with TEA.
Descrição: O direito a uma educação inclusiva é garantido pelos documentos oficiais, a fim de propor acesso à educação ao público alvo da educação especial, independentemente de suas condições pessoais, físicas ou mentais. A pesquisa intitulada “Estudante com Autismo: um desafio para educação” buscou compreender os desafios no processo de inclusão de uma escola na cidade de Manaus. Observamos com mais intensidade esse processo durante os estágios supervisionados com um estudante do primeiro ano do ensino fundamental que possuía Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa investigou sobre o desafio da inclusão de estudante com autismo, o qual necessita de um rigoroso acompanhamento, e a avaliação da política de educação especial na perspectiva da inclusão, além de buscar responder as seguintes questões: a implementação da política de educação especial, na perspectiva da inclusão, atende e possibilita ao estudante com TEA aprendizagem significativa? Os professores da escola regular receberam formação adequada para atender esses alunos? A escola inclusiva contempla os recursos didáticos recebe condições materiais e instrumentais adequadas e a implementação da sala de recurso multifuncional adequadas para atender suas demandas? Quais as dificuldades ou desafios enfrentados pelos professores frente a crescente inserção de alunos com NEE nas escolas regulares? Temos, como objetivo geral deste trabalho, compreender o processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Fundamental numa escola municipal da cidade de Manaus e, mais especificamente, observar a implementação da política da inclusão de um estudante com TEA, verificar as metodologias utilizadas pelo professor para desenvolver o fazer pedagógico estudantes com TEA em sala de aula e analisar quais as contribuições da inclusão do estudante com TEA para o seu processo de aprendizagem. A fundamentação teórica desta pesquisa tem como base os autores Belisário Filho (2010), Cunha (2013), Mantoan (1997), Mazzotta (1995) e Carvalho (2012). Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica, utilizando-se como técnicas de coleta de dados a observação participante, entrevista semiestruturada, pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa aponta para a necessidade dessa política educacional continuar efetivando a formação continuada dos professores para que as práticas pedagógicas sejam adequadas no atendimento educacional ao estudante com TEA.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1704
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudante com autismo - um desafio para educação.pdf4,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons