DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1703
Título: (Des)Encontros com o gestar na formação docente
Título(s) alternativo(s): (Dis) Encounters with gestating in teacher education
Autor(es): Silva, Dayana Nascimento da
Palavras-chave: Narrativa;Narrative;Gestar;Experiência;Experience;Docência;Teaching
Data do documento: 4-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Dayana Nascimento da. (Des)Encontros com o gestar na formação docente. 2018. 54 f. TCC ( Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus. 2018.
Abstract: This research refers to the meetings and disagreements that I had in the discipline of "Theory and Practice of the Organization of Pedagogical Work and School Management". With the formative experiences in which I lived during the course of Pedagogy where I understood myself and reintegrated to new paths. My main objective was based on how Gestar arrived at my teacher training, resorting to the experiences that I had in Stage III until the arrival of the discipline of OTP and School Management that impelled me to reflect on the concepts of School Management that I had already experienced in school . This movement of understanding mobilized me to realize the experiences contrasted at the time of Stage III that did not make me see the ways that Gestar could achieve in my teacher training. Thus, from the encounter with the Narrative Research I experienced a writing potentializing the exercise of thinking to the teaching and its relations with the management process. Experiential writing has made it possible for me to learn that management is a movement of creation of cracks together with the school community, especially when education is continually traced in a democratic, plural and sensitive school, in order to offer diversity in ways of seeing, listening and feel human formation.
Descrição: Esta pesquisa se remete aos encontros e desencontros que eu tive na disciplina de “Teoria e Prática da Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) e Gestão Escolar”. Com as experiências formativas em que eu vivenciei no decorrer do curso de Pedagogia onde eu me compreendi e me reintegrei a novos caminhos. Meu objetivo central partiu de como o Gestar chegou a minha formação docente, recorrendo as experiências que tive no Estágio III até a chegada da disciplina de OTP e Gestão Escolar que me impulsionaram para refletir sobre os conceitos de Gestão Escolar que eu já havia vivenciado na escola. Este movimento de compreensão mobilizou-me perceber as experiências contrastadas na época do Estágio III que não fizeram eu enxergar os caminhos que o Gestar poderia alcançar em minha formação docente. Assim, a partir do encontro com a Pesquisa Narrativa experienciei uma escrita potencializadora do exercício de pensar à docência e suas relações com o processo de gestão. A escrita experiencial possibilitou-me (des)aprender que a gestão é um movimento de criação de frestas juntamente com a comunidade escolar, principalmente quando continuamente se traceja a educação numa escola democrática, plural e sensível ao oportunizar a diversidade nos modos de ver, escutar e sentir a formação humana.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1703
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
(Des)Encontros com o gestar na formação docente.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons