DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1701
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Antonia de Andrade-
dc.date.available2019-10-01T16:50:31Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationCOSTA, Antonia de Andrade. A importância da família no processo de aprendizagem: criança com transtorno do espectro autista -TEA. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1701-
dc.descriptionEste trabalho tem como tema “A importância da família no processo de aprendizagem: criança com transtorno do Espectro Autista- TEA”. Nesse sentido, tivemos como objetivo analisar a importância da família no processo de aprendizagem da criança com transtorno do espectro autista e como a escola contribui para essa aproximação, para tanto, buscou-se analisar a importância da parceria entre família e escola em prol de um ensino significativo. O transtorno do espectro autista por apresentar diversas dificuldades do desenvolvimento humano, necessita do trabalho comprometido de todos os profissionais envolvidos com a educação e principalmente da dedicação e empenho da família. O caminho metodológico traçado para concretização do trabalho baseou-se na pesquisa de campo com abordagem qualitativa, nos valemos de observação participante e aplicação de questionário perguntas diretas. Os resultados sinalizam para a necessidade da participação da família no processo de aprendizagem da criança com TEA, assinalando a importância da família para uma aprendizagem significativa. A família do aluno com necessidades especiais é o principal responsável pelas ações do seu filho, visto que é ela quem lhe oferece à primeira formação. Desse modo, acredita-se que a participação da família em parceria com a escola irá contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com necessidades especiais especificamente, do aluno com TEA. Foram muitas as mudanças ocorridas ao longo dos tempos, aumentando ainda mais as discussões acerca da Educação Inclusiva. A Educação Especial é um tema emergente que precisa ser discutido sempre. Surgiu para dá um atendimento para pessoas com necessidades especiais, ao longo da história da humanidade as pessoas com necessidades especiais eram discriminadas, isoladas, sacrificadas. O mundo caminha para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Sinais desse processo de construção são visíveis com frequência crescente, por exemplo, nas escolas, na mídia, nas nossas vizinhanças, nos recursos da comunidade e nos programas e serviços. Os resultados ainda são pequenos, porém crescentes e animadores.pt_BR
dc.description.abstractThis paper has as its theme "The importance of the family in the learning process: child with Autism Spectrum Disorder - ASD". In this sense, we aimed to analyze the importance of the family in the learning process of children with autism spectrum disorder and how the school contributes to this approach, in which it discusses the importance of the partnership between family and school in favor of a significant teaching. Since Autism spectrum disorder presents several difficulties of human development, it requires the committed work of all the professionals involved with education and especially the dedication and commitment of the family. The methodological path traced for this research was based on a field research with a qualitative approach, we used participant observation and direct questionnaire application. The results indicate the need of family participation in the learning process of the child with ASD, noting the importance of the family for meaningful learning. The student's family with special needs is primarily responsible for their child's actions, since it is them who offer the first training of the child. Thus, it is believed that the participation of the family in partnership with the school will contribute to the development and learning of students with special needs specifically, students with ASD. There have been many changes that have taken place over time, further enhancing discussions about Inclusive Education. Special Education is an emerging theme that needs to be discussed at all times. It emerged to provide care for people with special needs, throughout the history of humanity people with special needs were discriminated, isolated, sacrificed. The world is moving toward building a more inclusive society. Signs of this construction process are increasingly visible, for example, in schools, the media, our neighborhoods, community resources, programs and services. The results are still small but growing and encouraging.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectSpecial Educationpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.titleA importância da família no processo de aprendizagem: criança com transtorno do espectro autista -TEApt_BR
dc.title.alternativeThe importance of family in the learning process: child with autistic spectrum disorder -TEApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-01T16:50:31Z-
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons