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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoutinho, Amanda Carla da Silva-
dc.date.available2019-10-01T16:48:27Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Amanda Carla da Silva. A trajetória histórica da educação dos surdos no Brasil: do império aos dias atuais. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1700-
dc.descriptionO presente trabalho objetivou compreender a da trajetória da educação de surdos no Brasil, para tanto os nossos objetivos específicos foram: discutir as teorias que se referem à historicidade da escola como Instituição Escolar no Brasil; investigar os direitos constitucionais e a formação acadêmica referente a educação dos surdos; analisar a trajetória da educação dos surdos e a utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) dentro das instituições de educação básica do Amazonas. Para tanto, realizamos uma pesquisa historiográfica. Para a construção do referencial teórico, o qual serviu de base para a análise realizada, usamos, em nosso percurso teórico: Constituição da República Federal (BRASIL, 1988); Leis de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996); Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (BRASIL, 2001); Santos Junior (2009); Nascimento (2007). Quanto ao percurso metodológico, a pesquisa pode ser classificada como Pesquisa Bibliográfica, assumindo como forma de abordagem qualitativa a partir dos dados levantados. Partindo das análises realizadas, percebeu-se que mesmo com todas as promulgações de leis e decretos em prol da melhoria do ensino para os surdos, a prática é bem diferente da teoria, apesar dos direitos estabelecidos por lei ainda a muito a ser conquistado em prol de melhorias da educação destinada a esses indivíduos. É gritante a falta da aplicação destas leis dentro das escolas mesmo após anos de lutas, há uma gama de leis que se postas em prática iriam diminuir a dificuldade no aprendizado, a sensação de deslocamento dentro do ambiente escolar não existiria. A educação voltada para a alunos especial deve ser algo compreendido por todos, pois é importante se pôr no lugar do outro, porém não basta só pôr a culpa no sistema educacional que rege a sociedade. Devemos ser professores pesquisadores.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aimed to understand the deaf education trajectory in Brazil, To this end our specific objectives were: to discuss the theories that refer to the historicity of the school as a school institution in Brazil; investigate rights constitutional issues and the academic formation related to deaf education; analyze the trajectory of deaf education and the use of the Brazilian Sign Language (LIBRAS) within Amazonian basic education institutions. To this end, we performed a historiographical research. For the construction of the theoretical framework, which served as the basis for the analysis performed, we use, in our theoretical course: Constitution of the Federal Republic (BRAZIL, 1988); Laws of Guidelines and Bases of Education (BRAZIL, 1996); Guidelines Nationals for Special Education in Basic Education (BRASIL, 2001); Santos Junior (2009); Birth (2007). As for the methodological route, the research can be Bibliographic Research, assuming as a qualitative approach from the data collected. From the analyzes performed, it was noticed that even with all promulgations of laws and decrees to improve education for deaf people, the practice is quite different from the theory, despite the rights established by law still much to be achieved for the betterment of education for these individuals. IT'S the lack of enforcement of these laws within schools even after years of struggle, there a range of laws that would be put in place would decrease the difficulty in learning, the sensation of displacement within the school environment would not exist. The education focused for special students should be something that everyone understands because it is important to put instead of just blaming the educational system that governs society. We must be research teachers.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectHistory of Educationpt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectDeaf Educationpt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.titleA trajetória histórica da educação dos surdos no Brasil: do império aos dias atuaispt_BR
dc.title.alternativeThe historical trajectory of deaf education in Brazil: from the empire to the present daypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-01T16:48:27Z-
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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