DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1699
Título: Autoestima: sua importância no processo ensino aprendizagem dos estudantes da educação de jovens e adultos - EJA
Título(s) alternativo(s): Self-esteem: its importance in the teaching-learning process of youth and adult education students
Autor(es): Cooper, Aline Nilo
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos;Youth and Adult Education;Autoestima;Self esteem;Ensino Aprendizagem;Teaching Learning;Espaço formativo;Formative space
Data do documento: 3-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: COOPER, Aline Nilo. Autoestima: sua importância no processo ensino aprendizagem dos estudantes da educação de jovens e adultos - EJA. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.s
Abstract: The present work aimed to investigate the mechanisms that favor the strengthening of the self - esteem of the subjects of Youth and Adult Education and guarantee the access and the permanence and productivity of these in the school. To do so, we performed a qualitative study, where we described and analyzed our research object through the experiences collected in the classroom through questionnaires, so we interpreted the questionnaires performed with several students of the 1st Segment, 1st phase (1st grade) , 2nd phase (2nd and 3rd grade) and 3rd phase (4th and 5th grade), where we performed a data analysis collected during this research, as well as the lifestyle or experience of the subjects of Youth and Adult Education held at Abílio Nery Municipal School - AMAN. Where we also carry out a sketch of the physical characterization of the school and classification of the classes in order to understand the context of the classrooms where these students are. For the construction of the theoretical reference, which served as a basis for the analysis, we looked for authors like: Cavalcanti (2003), Freire (2001), Gohn (2005), Libâneo (2004), Mortatti , Salla (2012), Santos (2011), Silva (2009), Souza, (2009), Lopes e Souza (2010). As for the methodological course, a descriptive research that reports everything relevant was observed referring to the researched topic. As for the means, the research is classified as bibliographical, also, field research was carried out at Abílio Nery Municipal School. Based on the analyzes, it was observed that the data obtained through the questionnaires applied contributed significantly to the research results. On the other hand, in this sense we hope that educational institutions can think and rethink a change to contribute to the concluding student of any level of education. For us it was very gratifying to carry out the investigative work by what we have learned in its accomplishment.
Descrição: O presente trabalho objetivou investigar os mecanismos que favoreçam o fortalecimento da autoestima dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos e garantam o acesso e a permanência e produtividade desses na escola. Para tanto, realizamos um estudo de natureza qualitativa, onde descrevemos e analisamos nosso objeto de pesquisa através das experiências coletadas na sala de aula por meio de questionários, portanto, interpretamos os questionários realizados com diversos alunos do 1º Segmento, 1ª fase (1º ano), 2ª fase (2º e 3 ano) e 3ª fase (4º e 5º ano), onde realizamos uma análise dos dados coletados ao longo desta pesquisa, assim como o estilo de vida ou experiência dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos realizadas na Escola Municipal Abílio Nery - AMAN. Onde também realizamos um esboço da caracterização física da escola e classificação das turmas no âmbito de compreender o contexto das salas de aula onde se encontra esses alunos. Para a construção do referencial teórico, o qual serviu de base para a análise realizada, buscamos autores como: Cavalcanti (2003), Freire (2001), Gohn (2005), Libâneo (2004), Mortatti (2004), Paiva (1987), Salla (2012), Santos (2011), Silva (2009), Souza, (2009), Lopes e Souza (2010). Quanto ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva que relata tudo de relevante que foi observado referente ao tema pesquisado. Quanto aos meios, a pesquisa se classifica como bibliográfica, também, foi realizada pesquisa de campo, na Escola Municipal Abílio Nery. Partindo das análises realizadas, percebeu-se que os dados obtidos através dos questionários aplicados contribuíram significativamente para o resultado da pesquisa. Por outro lado, nesse sentido esperamos que as instituições de ensino possam pensar e repensar uma mudança para contribuir com o estudante concludente de qualquer de nível de ensino. Para nós foi muito gratificante a realização do trabalho investigativo pelo que conseguimos aprender em sua realização.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1699
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons