DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1698
Título: A docência na educação do campo
Título(s) alternativo(s): The teaching in the field education
Autor(es): Barros, Alan Bonfim
Palavras-chave: Educação do Campo - Desafios - Perspectivas;Field Education - Challenges - Perspectives;Docência;Teaching
Data do documento: 6-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BARROS, Alan Bonfim Barros. A docência na educação do campo. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Abstract: The present work aimed to understand what are the perspectives and challenges in teaching in a country school. Specifically, we define as objectives: To know how to the relationship of the teacher with the students is given; Analyze teacher principles and practices in relation to their peers; Interpret the pedagogical process of this teacher in the school of field analyzing its objectives and methodologies. To this end, we proceeded to research bibliographic and field research, collecting data in a municipal school in the city of Manaus and performing qualitative analysis. For the construction of the theoretical framework, which served as the basis For data analysis, we searched for authors such as: Alves (2009), Araújo (2004), Arroyo (2004; 2011), Bezerra Neto (2010), Caldart (2009), Molina and Jesus (2004). About the methodological approach, the research can be classified as: descriptive research that reports all relevant regarding the researched theme and the adopted instrument was questionnaire with four elementary school educators. Leaving From the analyzes performed, it was concluded that the research made possible a better understanding and is directly related to the increase of knowledge concerning the education of the countryside. thus actually building knowledge by practice since it was possible to experience the routine of the school and to implement, albeit in a brief process of interaction with educators. This research is a door to practice specific deepening, being of paramount importance in academic.
Descrição: O presente trabalho objetivou compreender quais as perspectivas e desafios na docência em uma escola do campo. No âmbito específico, definimos como objetivos: Conhecer como se dá a relação do docente com os educandos; Analisar os princípios e práticas do docente em relação a seus pares; Interpretar o processo pedagógico deste docente na escola do campo analisando seus objetivos e metodologias. Para tanto, procedemos à pesquisa bibliográfica e de campo, coletando dados em uma escola municipal da cidade de Manaus e realizando análise qualitativa. Para a construção do referencial teórico, o qual serviu de base para a análise dos dados, buscamos autores como: Alves (2009), Araújo (2004), Arroyo (2004; 2011), Bezerra Neto (2010), Caldart (2009), Molina e Jesus (2004). Quanto ao percurso metodológico, a pesquisa pode ser classificada como: pesquisa descritiva que relata tudo de relevante referente ao tema pesquisado e o instrumento adotado foi questionário com quatro educadoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Partindo das análises realizadas, concluiu-se que a pesquisa tornou possível uma melhor compreensão e está diretamente relacionada ao aumento dos conhecimentos concernentes a educação do campo. assim, construindo, de fato, conhecimento pela prática uma vez que foi possível vivenciar a rotina da escola e implementar, ainda que de maneira resumida, um processo de interação com os educadores. Esta pesquisa é uma porta para a prática científica, permitindo aprofundamento específico, sendo de suma importância na formação acadêmica.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1698
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A docência na educação do campo.pdf876,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons