DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1672
Título: Da academia à sala de aula: trajetória de egressos licenciados em dança da ESAT (2016-2017)
Autor(es): Oliveira, Stefânia Lima de
Palavras-chave: Dança;;Formação;;Egresso;
Data do documento: 25-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This work analyzes the expectation of the graduated professional of dance license of the School of Arts and Tourism, in the last two years before the field of performance. The documentary and theoretical framework brought for discussion readings of the Pedagogical Project of the Course, version 2013 and Institutional Development Plan versions 2007-2011 and 2017-2021. It addressed topics about the training and expectations of graduates in the scope of the degrees, as well as the harmony between the work and the labor market and the teaching-learning process through dance education. The methodology is of a basic, exploratory-descriptive nature, with a documental background and as regards the qualitative objective of the dynamic relationship between the subjects and the field. The choice of the subjects that fit into the pre-established period became a disturbance due to the absence of professionals who responded to the desired profile. However, after several attempts in the public school, we opted for two teachers who work in institutions with antagonistic pedagogical profiles, but contracted for the same function, that is, to be a dance teacher in the field of education. We consider that the expectations of the graduates present different positions that were raised during the formation, says one of the interviewees. For the other student, it was necessary to adapt to the pedagogical model of the contracting institution. However, through the research carried out, it was clear that the expectations of the graduates in the field of activity, transited between the desire for professional stability, desired training together with the contracting institutions and finally contribute to the idealization of a full school that respects diversity.
Descrição: Este trabalho analisa a expectativa do profissional egresso de licenciado em dança da Escola Superior de Artes e Turismo, nos últimos dois anos diante do campo de atuação. O arcabouço documental e teórico trouxe para discussão leituras do Projeto Pedagógico do Curso, versão 2013 e Plano de Desenvolvimento Institucional versões 2007-2011 e 2017-2021. Abordou temas sobre formação e expectativas de egressos no âmbito das licenciaturas, assim como a sintonia que deve haver entre atuação e mercado de trabalho e o processo ensino-aprendizagem por meio da dança-educação. A metodologia é de natureza básica, exploratório-descritivo, de fundo documental e quanto ao objetivo qualitativo pela relação dinâmica que se deu entre os sujeitos e o campo. A escolha dos sujeitos que se enquadrassem no período preestabelecido se tornou um transtorne pela ausência de profissionais que respondessem o perfil desejado. Entretanto, após diversas tentativas na rede pública de ensino, optamos por duas professoras que trabalham em instituições com perfis pedagógicos antagônicos, porém contratadas para a mesma função, ou seja, ser professora de dança no âmbito da educação. Consideramos que as expectativas das egressas apresentam posições distintas que foram afloradas no decorrer da formação, afirma uma das entrevistadas. Para a outra egressa foi necessário adaptar-se ao modelo pedagógico da instituição contratante. Contudo mediante a pesquisa realizada ficou claro que as expectativas dos egressos quanto ao campo de atuação, transita entre o desejo de estabilidade profissional, capacitação almejada em conjunto com as instituições contratantes e por fim contribuir para a idealização de uma escola plena que respeite a diversidade.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1672
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Da academia à sala de aula - trajetória de egressos licenciados em dança da ESAT (2016-2017).pdfArquivo principal.689,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons