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dc.contributor.authorCavalcante, Antonia Sandrelle Loureiro-
dc.date.available2019-05-13T13:21:28Z-
dc.date.issued2019-03-25-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1669-
dc.descriptionTrabalhar história e cultura indígena como fundamentos da identidade cultural dos povos indígenas é possibilitar a ressignificação dos saberes naturais e reconhecer o valor histórico da identidade brasileira que está sendo ensinada na sala de aula. Neste viés o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) coloca em evidência a dança Folclórica dos Tariano como proponente pedagógico utilizado como prática educativa que valoriza a cultura indígena. A investigação caracteriza-se como exploratória-descritiva na busca de literatura que dialogue entre sujeitos e discuta cultura indígena utilizando-se de estratégias próprias dos conteúdos do Ensino Fundamental II no âmbito da Legislação. Tendo em vista que a escola é o lugar onde se constrói conhecimento e dissemina-se o saber popular e científico, trabalhar com temáticas pertinentes a história e cultura dos povos indígenas proporcionará aos educandos uma ampla visão da história social, política e econômica dos mesmos, além de permitir uma leitura crítica da sociedade em questão. Nessa perspectiva decidimos em parceria com a orientadora, definir o seguinte objetivo: Documentar a Dança Folclórica da Tribo dos Tariano como elemento de ressignificação da cultura indígena trabalhado na escola estadual senador Antóvila Mourão Vieira. Os dados mostram através das falas dos estudantes que cada um se vê de um modo próprio, mesmo sabendo da existência do Dança dos Tariano, apresentada em sala de aula. Alguns dos entrevistados disseram que não há razão para preocupações quanto a educação indígena, embora tenham seus direitos assegurados pelo Governo no tocante a cultura e a história dos povos indígenas e afro-descentes. Na análise mostramos de forma tênue que, havendo divulgação, debates e apresentações sobre diferentes culturas, os estudantes refletem e concluem que é necessário trabalhar a temática indígena. Nessa minúscula intervenção que realizamos com a turma observamos que as opiniões mudaram, muitos se mostraram interessados em conhecer melhor a temática. Por fim, esta pesquisa constitui-se em um importante material para a valorização da cultura regional visto que a dança folclórica representa um artefato cultural capaz de reproduzir e ressignificar as mais variadas manifestações constituídas por grupos ou sociedades, as mais diversas.pt_BR
dc.description.abstractTo work on indigenous history and culture as the foundation of the cultural identity of indigenous peoples is to make it possible to re-signify natural knowledge and to recognize the historical value of Brazilian identity being taught in the classroom. In this bias the present Work of Conclusion of Course (TCC) highlights the Folk Dance of the Tarian as a pedagogical proponent used as an educational practice that values the indigenous culture. The research is characterized as exploratory-descriptive in the search of literature that dialogues between subjects and discusses indigenous culture using own strategies of the contents of Elementary Education II within the scope of the Legislation. Given that the school is the place where knowledge is built and popular and scientific knowledge is disseminated, working with themes relevant to the history and culture of indigenous peoples will provide students with a broad vision of their social, political and economic history, in addition to allowing a critical reading of the society in question. In this perspective, we decided in partnership with the guidance counselor to define the following objective: To document the Tariano Tribe Folk Dance as an element of re-signification of the indigenous culture worked at the state school Senator Antóvila Mourão Vieira. The data show through the students' statements that each one sees in a proper way, even knowing the existence of the Tarian Dance, presented in the classroom. Some of the respondents said that there is no reason to worry about indigenous education, although they have their rights assured by the Government regarding the culture and history of indigenous and Afro-descendant peoples. In the analysis we show in a tenuous way that, when there is dissemination, debates and presentations about different cultures, students reflect and conclude that it is necessary to work on indigenous issues. In this tiny intervention that we did with the class we observed that the opinions changed, many were interested in getting to know the subject better. Finally, this research constitutes an important material for the valorization of the regional culture since the folkloric dance represents a cultural artifact capable of reproducing and re-signifying the most varied manifestations constituted by groups or societies, the most diverse.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança;pt_BR
dc.subjectFolclore;pt_BR
dc.subjectDança - história;pt_BR
dc.subjectDança - povos indígenas;pt_BR
dc.titleDança dos Tariano no contexto escolar: das práticas educativas à visibilidade da cultura indígenapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-13T13:21:28Z-
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

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