DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1667
Título: Escola de tempo integral: a dança nos contextos pedagógicos neste modelo de ensino
Autor(es): Barbosa, Matheus Isaac Esquerdo
Palavras-chave: Dança;;Educação Integral;;Contexto pedagógico;
Data do documento: 25-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This research is bases on: Integral Time School: The dance in the pedagogical context in teaching model, whose objective seeks to investigate How the dance is being developed in a context of fulltime school. The problem ofthis research is to understand how the interdisciplinary or extraclass projects necessary for the developed of an integral education are given, considering that the newly implemented fulltime school in Amazonas at first offers favorable conditions for the insertion of dance in this context, from this the present study seeks to answer how the practice of dance contributes to an integral education in the vision of fulltime school? Aiming to investigate howdance is being developed in a fulltime school context. The methodology used in this research is exploratory in nature, adopting a qualitative approach, through the phenomenologic al method, having as research en viron mentthe state school of integral time Altair Severiano Nunes and the state school Cacilda Braule Pinto. For data collection semistructured interviews were conducted for managers, teachers and pedagogues, and a questionnaire for 9th grade elementary school students. The main authors that support fulltime education are: Ana Maria Cavaliere (2007), Jaqueline Moll (2009), and Moacir Gadotti (2009); contextualizing the dance in the integral formation of the student, se have as theoretical: Márcia Strazzacappa (2001); dance at the School, in which se have Isabel Marques (2010) as a theoretical source. As a result it was observed that dance in the context oferta fulltime school, contributes to acompreensive education of the student in aspects related to the commitment to the studies, to the discipline in theclassrrom, more effective involvement situe the events of the school, reduction of school dropout, and initiatives from the students the selves to carry out the interdisciplinary projects and activities of the school.
Descrição: Esta pesquisa tem como tema: Escola de Tempo Integral: A dança nos contextos pedagógicos neste modelo de ensino, cujo objetivo busca investigar como a dança está sendo desenvolvida num contexto de escola de Tempo Integral. O problema desta pesquisa consiste em entender como se dão os projetos interdisciplinares ou extraclasse necessários para o desenvolvimento de uma educação integral, tendo em vista que a escola de tempo integral recém implementada no Amazonas ofereça condições favoráveis para a inserção da dança nesse contexto, a partir disso o presente estudo busca responder de que forma a prática da dança contribui para uma educação integral na visão de escola de tempo integral? Tendo como objetivo investigar como a dança está sendo desenvolvida num contexto de escola de tempo integral. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de natureza exploratória, adotando uma abordagem qualitativa, por meio do método fenomenológico, tendo como ambiente de pesquisa a Escola Estadual de Tempo Integral Altair Severiano Nunes e a Escola Estadual Cacilda Braule Pinto. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas para gestores, professores e pedagogos, e questionário para alunos do 9º ano do ensino fundamental. Os principais autores que fundamentam a Educação em tempo integral, são: Ana Maria Cavaliere (2007), Jaqueline Moll (2009) e Moacir Gadotti (2009); Contextualizando a dança na formação integral do aluno, temos como teórica: Márcia Strazzacappa (2001); Dança na escola, no qual temos Isabel Marques (2010) como fonte teórica. Como resultado observou-se que a Dança no contexto de escola de tempo integral, contribui para uma educação integral do aluno nos aspectos relacionados ao compromisso com os estudos, à disciplina na sala de aula, envolvimento mais efetivo com os eventos da escola, diminuição da evasão escolar, e iniciativas vindas dos próprios alunos para realizarem os projetos e atividades interdisciplinares da escola.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1667
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escola de tempo integral - a dança nos contextos pedagógicos neste modelo de ensino.pdfArquivo principal.2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons