DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPontes, Natali Conceição Leal-
dc.date.available2019-05-13T13:16:08Z-
dc.date.issued2019-03-25-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1666-
dc.descriptionO presente trabalho buscou por uma metodologia diferenciada para o ensino da dança, e propiciar aos profissionais de Licenciatura em Artes (dança), uma metodologia capaz de colaborar para a construção cognitiva, afetiva e social da criança em fomentar o contato desde cedo com a arte, já nas series iniciais, é possível minimizar as dificuldades na pratica da dança, através do jogo como processo criativo em dança na escola, de maneira a colaborar para o enraizamento da linguagem da dança dentro do ensino básico. O método foi o da Pesquisa Ação, desenvolvido junto a crianças de 7 a 9 anos, em uma escola particular Instituto Educacional Nelly Falcão de Souza (Martha Falcão) de Manaus, a partir da experimentação dos jogos durante 05 (cinco) aulas. É fundamental evidenciarmos a dança como parte inerente ao nosso viver, e por estar impregnada ao nosso cotidiano proporcionamos através dos jogos as seguintes experimentações junto à dança (eu comigo mesmo, eu com o espaço, eu com o outro, nós com a dança e nós dançando com o mundo), onde adotei o modelo utilizado por Viola Spolin, a de sistematização de jogos para o contexto do ensino da dança. Adaptamos jogos que contribuem e influenciam os encaminhamentos metodológicos sempre na perspectiva de trazer o lúdico em confronto com a realidade e a experimentação da vida através da dança e do jogo com uma pedagogia que atua com eficiência. Na prática é possível oferecermos diálogos interdisciplinares que concerne no enriquecimento do ensino e aprendizagem através da união de dois segmentos da arte sendo eles a dança e o teatro, pois oferece novos olhares às práxis do professor enquanto educador, e é necessário sempre buscarmos novos desafios ao ensino e aprendizagem, através das artes.pt_BR
dc.description.abstractThe present work sought a differentiated methodology for the teaching of dance, and provide the professionals of Bachelor of Arts (dance), a methodology capable of collaborating for the cognitive, affective and social construction of the child in fostering early contact with art , in the initial series, it is possible to minimize the difficulties in the practice of dance, through the game as a creative process in dance in the school, in order to collaborate for the rooting of the language of dance within the basic education. The method was the Action Research, developed with children from 7 to 9 years of age, in a private school, Nelly Falcão de Souza (Martha Falcão) in Manaus, from the experimentation of the games during 05 (five) classes. It is fundamental to show dance as an inherent part of our life, and because we are impregnated with our daily life, we provide the following experiences through dance (I myself, with space, I with the other, we with dance and we dancing with the world), where I adopted the model used by Viola Spolin, the system of games for the context of dance teaching. We adapt games that contribute and influence methodological referrals always with the perspective of bringing the playful in confrontation with reality and the experimentation of life through dance and play with a pedagogy that works with efficiency. In practice it is possible to offer interdisciplinary dialogues that concern the enrichment of teaching and learning through the union of two segments of art, such as dance and theater, as it offers new perspectives on the praxis of the teacher as an educator, and it is always necessary to seek new challenges to the teaching and learning through the arts.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança;pt_BR
dc.subjectJogos;pt_BR
dc.subjectExperimentação;pt_BR
dc.titleO jogo como processo criativo em dançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-13T13:16:08Z-
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O jogo como processo criativo em dança.pdfArquivo principal.2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons