DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1659
Título: Danças urbanas na escola: um caminho para a construção da consciência corporal
Autor(es): Santos, Giovanna da Mata
Palavras-chave: Dança;;Consciência Corporal;;Danças Urbanas;;Dança Educação;
Data do documento: 25-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This work aimed to investigate how the Urban Dances contribute to the development of the corporal consciousness of the students of the Dance Selection of a certain school of Manaus of particular network. In the case of research related to the influence of Urban Dances for an improvement in the acquisition of corporeal awareness, many theorists and researchers gave their invaluable contributions to the discernment of this study. Among them, we highlight Laban and Fonseca, with the study of movement and psychomotricity referring to the body, Marques with collaborations about dance at school, Nanni approaching the operational stages in dance aimed at the work of dance education, Lauxen and Isse with the history of urban dances and the characterization of their styles, on which are accumulated fragments of works whose investigated slopes are described here. Three phases composed by pre-test were used, using Vitor da Fonseca's Psicomotor Battery (BPM) adapted for dance practice, laboratories with different styles of urban dances and finally the post-test for comparative analysis of the results obtained. The methodological procedures of the work were given as research-action, exploratorydescriptive, with a qualitativequantitative approach. It was sought to identify from the results of phase I, the initial level of body awareness. The investigative laboratories were given by a set of techniques of Urban Dances, being chosen the styles Popping, Locking, House Dance and Hip Hop Dance. The post-test was the application of BPM with a greater degree of difficulty, in order to observe if there was in fact an increase in the development of the corporal consciousness, through the practices of Urban Dances, noting that there were cooperations in the motor development, related to aspects of the factors tonicity, equilibration, fine praxis and notion of the body, where they obtained greater changes compared to the initial phase.
Descrição: Este trabalho teve como objetivo investigar como as Danças Urbanas contribuem para o desenvolvimento da consciência corporal das alunas da Seleção de Dança de uma determinada escola de Manaus de rede particular. Em se tratando de pesquisa relacionada a influência das Danças Urbanas para uma melhora na aquisição da conscientização corpórea, muitos teóricos e pesquisadores deram suas contribuições inestimáveis para o discernimento desse estudo. Entre os quais, destacam-se Laban e Fonseca, com o estudo do movimento e da psicomotricidade referente ao corpo, Marques com colaborações acerca da dança na escola, Nanni abordando os estágios operacionais em dança voltados para o trabalho de dança educação, Lauxen e Isse com o histórico das danças urbanas e a caracterização de seus estilos, sobre os quais acumulam-se fragmentos de obras cujas vertentes investigadas seguem aqui descritas. Foram realizadas três fases compostas por aplicação do pré-teste, utilizando a Bateria Psicomotora (BPM) de Vitor da Fonseca adaptada para prática de dança, laboratórios com diferentes estilos de danças urbanas e por fim o pósteste para análise comparativa dos resultados obtidos. Os procedimentos metodológicos do trabalho se deram como PesquisaAção, de caráter exploratóriodescritivo, tendo uma abordagem qualiquantitativa. Buscouse identificar a partir dos resultados da fase I, o nível inicial de consciência corporal. Os laboratórios investigativos se deram por um conjunto de técnicas de Danças Urbanas, sendo escolhidos os estilos Popping, Locking, House Dance e Hip Hop Dance. O pósteste foi a aplicação da BPM com um grau de dificuldade maior, para observarmos se houve de fato um aumento no desenvolvimento da consciência corporal, através das práticas de Danças Urbanas, constatando que houveram cooperações no desenvolvimento motor, relacionado aos aspectos dos fatores tonicidade, equilibração, praxia fina e noção do corpo, onde obtiveram maiores mudanças em comparação com a fase inicial.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1659
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danças urbanas na escola - um caminho para a construção da consciência corporal.pdfArquivo principal.1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons