DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1656
Título: A valorização da cultura amazônica através da Dança do Café na Escola de Tempo Integral Marques de Santa Cruz
Autor(es): Madureira, Antonio da Silva
Palavras-chave: Dança;;Cultura;;Danças folclóricas;;Dança do café;
Data do documento: 25-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: In the present time it is becoming quite difficult to maintain the folk and popular traditions of Brazil. It is that in public schools modernity arrived packed with songs of today and, therefore, the dances. Thus, each year that passes we realize that in some schools during the period of the June festivities no longer present our traditional dances such as Quadrilha, Ciranda, Carimbó, Boi-Bumbá, Danças do Café, Cangaços. The students' preference for popular non-folk dances such as funk, hip hop, and swinging are notorious. We realize that every year the problem only grows to the detriment of the valorization of our culture. Our concern as a researcher is that traditional folk dances disappear in the dust of time and in the neglect of the population in keeping our culture alive. At the end of the research, we believe that it is possible to guarantee the preservation of the popular culture of traditional folk dances in our schools, through interventions that seek to arouse in the pupil the interest for the culture of our State. Our objective was to investigate possibilities of creating forms of intervention in the school environment that allow the appreciation of Brazilian popular culture through traditional folk dances at the State School of Integral Marquis de Santa Cruz, identifying the contributions of folkloric dance teaching in schools, including research the reason why folk dances are not contemplated in the Arts content. Folk Dances as a socio-cultural factor and in the school context must be developed to convey popular knowledge. Its characteristics must be safeguarded. Therefore, the transmission of traditional folk dances through school would also be a way to contribute to the appreciation and even preserve Brazilian popular culture that is being dominated by globalization. From the process carried out with the students, we can realize that the objectives were achieved through the methodology applied, passing the students to have the greatest interest in the Amazonian popular culture developed through the Coffee Dance.
Descrição: Na época atual está se tornando bastante difícil mantermos as tradições folclóricas e populares do Brasil. É que nas escolas públicas a modernidade chegou embalada por músicas da atualidade e, por conseguinte, as danças. Dessa forma, cada ano que passa percebemos que em algumas escolas durante o período dos festejos juninos já não apresentam as nossas tradicionais danças como Quadrilha, Ciranda, Carimbó, Boi-Bumbá, Danças do Café, Cangaços. É notória a preferência dos alunos pelas danças populares de cunho não folclórico como o funk, hip hop, swingueiras. Percebemos que a cada ano o problema só cresce em detrimento da valorização da nossa cultura. Nossa preocupação enquanto pesquisador é que as danças folclóricas tradicionais desapareçam na poeira do tempo e no descaso da população em manter viva nossa cultura. Ao término da pesquisa, acreditamos ser possível garantir a permanecia da cultura popular das danças folclóricas tradicionais nas nossas escolas, através de intervenções que busquem suscitar no aluno o interesse pela cultura do nosso Estado. Nosso objetivo foi investigar possibilidades de criar no ambiente escolar formas de intervenção que possibilitem a valorização da cultura popular brasileira através das danças folclóricas tradicionais na Escola Estadual de Tempo Integral Marquês de Santa Cruz, identificando as contribuições do ensino da dança folclórica nas escolas, investigando inclusive o porquê de as danças folclóricas não serem contempladas nos conteúdos de Artes. As Danças Folclóricas como um fator sócio cultural e no contexto escolar devem ser desenvolvidas para transmitir o conhecimento popular. Suas características devem ser resguardadas. Diante disso a transmissão das danças folclóricas tradicionais via escola seria também uma forma de contribuir para a valorização e até mesmo conservar a cultura popular brasileira que está sendo dominada pela globalização. Podemos concretizar a partir do processo realizado com os alunos que os objetivos foram alcançados através da metodologia aplicada, passando assim os alunos a terem o maior interesse pela cultura popular amazônica desenvolvida através da Dança do Café.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1656
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A valorização da cultura amazônica através da Dança do Café na Escola de Tempo Integral Marques de Santa Cruz.pdfArquivo principal.1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons