DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1654
Título: Boi-Bumbá de Parintins: a valorização da cultura popular amazônica através do ensino e aprendizagem em escolas da cidade de Manaus/AM
Autor(es): Santos, Andrew Rogger Azevedo dos
Palavras-chave: Dança;;Boi-Bumbá;;Folclore;;Arte educação;
Data do documento: 25-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: To enlarge horizons on the meaning of the Arts in the daily of the thinking individuals is a challenge that has been faced along the years from the humanity's existence. Proposing that, we can detach the dance as an essential factor in I stimulate him/it of absorption of the knowledge on behalf of the socialization, interaction, motor and cognitive development in the school extent. Practiced beforehand in the artistic promotion, it faces / or many obstacles until passing to be taught at classrooms stimulating the process of children's teaching-learning, adolescents and youths of the nets municipal, state, federal or toilets. The four artistic languages approached in the discipline of the teaching of the arts, he/she does with that the professional of the discipline is forced to acquire a polivalência in classroom to review necessary information of all of the artistic slopes where the dance is inserted in the pedagogic plan elaborated already and approved for PCN's in agreement with LDB. The studies related to the youth and the dance are still incipient, taking into his/her account wide social aspect, we tried to research in the field as the regional popular culture through the Teaching of the Arts could contribute in the knowledge absorption and valorization of the culture Ox-Bumbá of Parintins through the dance. We investigated some the student's possibilities to acquire criticidade about that manifestation and in the valorization with primordial understanding of the history and the dance of the ox-bumbá if it would turn important in the daily of those young ones. In the methodological field we walked in the current of qualitative stamp and elencou as subjects, young in the age group from 14 to 16 years. The lócus of the intervention was the Colégio Amazonense Dom Pedro II located in Manaus-AM. Therefore, the interdisciplinaridade of the arts and the dance main focus in the search of knowing through the popular knowledge of a grandiose manifestation that is it Ox-Bumbá of Parintins, we considered that the same promoted benefits significantly in the extent school, social and the youths' interacional, making ways to hug the regional popular culture as theoretical-practical knowledge in classroom. Providing the those individuals knowledge criticizes significant for the valorization of a cultural patrimony of the own State.
Descrição: Ampliar horizontes sobre o significado das Artes no cotidiano dos indivíduos pensantes é um desafio que vem sendo enfrentado ao longo dos anos desde a existência da humanidade. Propondo isso, podemos destacar a dança como um fator essencial no estimulo de absorção dos conhecimentos em prol da socialização, interação, desenvolvimento motor e cognitivo no âmbito escolar. Praticada de antemão na promoção artística, enfrenta/ou muitos obstáculos até passar a ser ensinada em salas de aula estimulando o processo de ensino-aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens das redes municipais, estaduais, federais ou privadas. As quatro linguagens artísticas abordadas na disciplina do ensino das artes, faz com que o profissional da disciplina seja forçado a adquirir uma polivalência em sala de aula para repassar informações necessárias de todas as vertentes artísticas onde a dança está inserida no plano pedagógico já elaborado e aprovado pelos PCN’s de acordo com a LDB. Os estudos relacionados ao jovem e a dança ainda são incipientes, levando em consideração seu amplo aspecto social, procuramos pesquisar no campo como a cultura popular regional através do Ensino das Artes poderia contribuir na absorção de conhecimento e valorização da cultura Boi-Bumbá de Parintins por meio da dança. Investigamos algumas possibilidades do aluno adquirir criticidade sobre essa manifestação e na valorização com entendimento primordial da história e a dança do boi-bumbá se tornaria importante no cotidiano desses jovens. No campo metodológico caminhamos na corrente de cunho qualitativo e elencou como sujeitos, jovens na faixa etária de 14 a 16 anos. O lócus da intervenção foi o Colégio Amazonense Dom Pedro II localizado em Manaus-AM. Portanto, a interdisciplinaridade das artes e a dança foco principal na busca de conhecer através do saber popular de uma manifestação grandiosa que é o Boi-Bumbá de Parintins, consideramos que a mesma promoveu significativamente benefícios no âmbito escolar, social e interacional dos jovens, abrindo caminhos que abraçassem a cultura popular regional como conhecimento teórico-prático em sala de aula. Proporcionando a esses indivíduos conhecimento critico significativo para a valorização de um patrimônio cultural do próprio Estado.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1654
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons