DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorChaves, Ana Lídia da Silva-
dc.date.available2019-05-13T12:56:00Z-
dc.date.issued2019-03-25-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1652-
dc.descriptionA presente pesquisa teve como objetivo investigar como a dança pode ser uma proposta interdisciplinar para a expressividade/comunicação com a língua portuguesa, visto que a grande maioria apresenta dificuldade na exposição de pensamentos próprios, defesa de trabalhos e apresentações em datas comemorativas, seja por timidez ou medo de falar em público, comprometendo o desempenho escolar do aluno. A partir da proposta interdisciplinar, foi realizada uma intervenção na escola Francisca Botinelly Cunha e Silva com os alunos do sétimo ano, do ensino fundamental II, visando ao ensino da dança com a língua portuguesa. Essa pesquisa abordou o estudo do corpo por meio de aulas de dança com os alunos, explanando os conteúdos de português, a fim de que eles experimentassem em seus corpos novas vivências a partir dessa sensibilização corporal. A prática da dança é um fator considerável para o desenvolvimento de uma comunicação mais segura e confiante na vida escolar, podendo ser utilizada em outras áreas do currículo escolar, como na Língua Portuguesa. No desenvolvimento desse estudo, o conceito de interdisciplinaridade ganhou forma, além de desenvolver a expressividade/comunicação dos alunos envolvidos, norteando e orientando as ações pedagógicas e oferecendo aos alunos a possibilidade de construir conhecimentos associados à sua formação, corroborando para autonomia escolar do aluno, assim como para sua vida humana, tornando todas as aprendizagens significativas e produtivas não somente no ensino da dança ou do português, mas na aprendizagem em geral.pt_BR
dc.description.abstractThe present research aims to investigate how dance can be used as a interdisciplinary proposal to improve the expressiveness/communication in from Portuguese language. Since most people have difficulty in exposure of own thoughts, works defenses and commemorative dates presentations, even if it is because of shyness or fear of public speaching, it can compromise the student scholar performance. Starting from the interdisciplinary proposal, an intervention was made in the school Francisca Botinelly Cunha e Silva with the students of sixth and seventh grade from the middle school (Elementary II), aiming the teaching of dance and Portuguese Language. This research addressed the study of body trough dance classes, explaining the Portuguese subjects, so the students could try new experiences from this corporal sensibilization. The practice is a substantial factor to the development of a secure and confident communication in the scholar life, and can be used in other areas like Portuguese Language. During the development of this study the interdisciplinary concept gained form, in addiction to the developing the expressiveness/communication by the students involved, leading and orienting the pedagogical practices and oferecing to the students the possibility to create knowledge associated with their formation, corroborating to the student’s scholar autonomy, as well to his human life, turning all the learning in meaningful and productive ones, not only in dance or Portuguese, but also in general learning.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança;pt_BR
dc.subjectExpressividade;pt_BR
dc.subjectComunicação;pt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade;pt_BR
dc.titleDança - uma proposta interdisciplinar para expressividade/ comunicação no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-13T12:56:00Z-
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dança - uma proposta interdisciplinar para expressividade -comunicação no ensino fundamental II.pdfArquivo principal.6,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons