DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1650
Título: O ensino da dança no cotidiano escolar - a importância da formação acadêmica do profissional de dança nas escolas de ensino fundamental no município de Manacapuru/AM.
Autor(es): Oliveira, Alriene Pereira de
Palavras-chave: Dança;;Professor;;Aluno;;Escola
Data do documento: 25-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: According to what is postulated in the writings on the History of Dance, indicating that this art has been present from the primitive era in the form of communication through movements, dance is allied in the social, physical, cognitive and motor transformation of the child. The city of Manacapuru is among the municipalities that have some of the most beautiful festivals of Ciranda in Brazil, being considered as the second biggest folk festival of the Amazon. However, when we visualize that Dance education has been greatly undervalued in the school context, and that this problem is so old and seemingly without solution, we define that scope, our study. In our research, we sought to analyze the teaching of dance in the public Schools of the city of Manacapuru, emphasizing the academic training of municipal teachers that are inserted in the context of said schools, we also investigate the observation and analysis of how these professionals see approaching the contents and how they use the most diverse didactic materials, as well as how they organize their classes and what their main difficulties and facilities are in the moment of teaching. Initially we did a textual contextualization, through bibliographical research and reading about the authors of the subject in question. As a methodological path we used quantitative and qualitative research, with field study, having direct contact with our object of study. We map the field by interviewing the existing reality within the municipal public schools, and how dance classes are being taught. To do so, we divided our study into four chapters. In the first one we seek to dialogue with the relevant authors about the thematic concepts between the teaching of dance, the importance of this to the intellectual development of the student and the formation of the educator. In the second chapter, we will present our journey in the field, having as a line of direction of thought to the teacher's posture facing the challenges of teaching dance. In the third chapter, we will detail the methodological tools, and the techniques that were used when approaching our field of education. And finally, in the fourth chapter, we will analyze and discuss the data collected at the time of research in the field, making a relation between theory and practice. Finally, our study comes as a search to understand how the Teaching of Dance has been developing in the state schools of the municipality of Manacapuru, and the training of our professionals in this process, the act of teaching and learning.
Descrição: De acordo com que está postulado nos escritos sobre a História da Dança, indicando que essa arte encontra-se presente desde a era primitiva em forma de comunicação através dos movimentos, a dança está aliada na transformação social, físico, cognitivo e motor da criança. A cidade de Manacapuru está entre os municípios que possuem uns dos mais lindos festivais de Ciranda do Brasil, sendo considerado como a segunda maior festividade folclórica do Amazonas. No entanto, quando visualizamos que o ensino Dança vem sendo bastante desvalorizada no contexto escolar, e que essa problemática é tão antiga e aparentemente sem solução, definimos enveredar por esse âmbito, o nosso estudo. Em nossa pesquisa, buscamos analisar o ensino da dança nas Escolas públicas do município de Manacapuru, dando ênfase a formação acadêmica dos professores municipais que estão inseridos no contexto das referidas escolas, investigamos também, a observação e análise de como tais profissionais veem abordando os conteúdos programáticos do eixo Dança, e como utilizam os mais diversos materiais didáticos, além de como organizam suas aulas e quais suas principais dificuldades e facilidades no momento de ensinar. Inicialmente fizemos uma contextualização textual, através da pesquisa bibliográfica e de leitura sobre os autores do tema em questão. Como caminho metodológico utilizamos a pesquisa de cunho quantitativa e qualitativa, com estudo de campo, tendo contato direto com o nosso objeto de estudo. Mapeamos o campo através de entrevista da realidade existente no âmbito das escolas públicas municipais, e como as aulas de dança estão sendo ministradas. Para tanto, dividimos nosso estudo em quatro capítulos. No primeiro buscamos dialogar com os autores relevantes sobre os conceitos temáticos entre o ensino da dança, a importância deste para o desenvolvimento intelectual do educando e a formação do educador. No segundo capítulo, apresentaremos nossa jornada em campo, tendo como linha de direcionamento do pensamento à postura do professor frente aos desafios do ensino da dança. No terceiro capítulo, detalharemos as ferramentas metodológicas, e as técnicas que foram utilizadas no momento da abordagem do nosso campo de ensino. E por fim, no quarto capítulo, faremos a análise e discussão dos dados coletados no momento da pesquisa no campo, fazendo uma relação entre teoria e prática. Enfim, nosso estudo vem como uma busca de entender como o Ensino da Dança vem se desenvolvendo nas escolas estaduais do município de Manacapuru, e a formação de nossos profissionais deste processo, o ato de ensinar e aprender.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1650
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons