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Título: O bailado brasileiro e a dança mestiça de Eros Volúsia: diálogo coreográfico e experimentação sensível em Eros Volúsia
Autor(es): Farias, Lorena Pinheiro
Palavras-chave: Dança;;Eros Volúsia;;Identidade nacional;;Danças brasileiras;
Data do documento: 25-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The present study had the objective of speaking of the Brazilian Ballet performed by the dancer Eros Volusia during the period from 1930 to 1940, a period that carried great artistic manifestations in particular the Brazilian dance that during the twentieth century carried out recurring issues of national identity. The historical context alludes to the artistic career of Eros Volusia as well as the mestizo dance presented by it. Therefore, the objective of this research is to develop a critical-reflexive analysis on the identity of Brazilian dance in the period understood, based on the relationship of the choreographic works of the dancer Eros Volúsia and the socio-historical context as a reference for a choreographic dialogue. Using the three axes of the BPI-dancer-researcher-interpreter method developed by Graziela Rodrigues: Body inventory, cohabiting with the source and the structuring of the characters, as support to work in the experiments and data collection with the direct involvement of the researcher which discusses the aesthetics of Eros and together with the discoveries of the body as a researcher-interpreter, providing an experimental dialogue of the aesthetics of Eros Volusia.
Descrição: O presente estudo teve por objetivo falar do Bailado brasileiro protagonizado pela bailarina Eros Volúsia durante o período de 1930 a 1940, período que carregava grandes manifestações artísticas em destaque a dança brasileira que durante o século XX, protagonizou questões recorrentes de identidade nacional. O contexto histórico faz alusão a carreira artística de Eros Volúsia assim como a dança mestiça apresentada por ela. Portanto o objetivo desta pesquisa envolve desenvolver uma análise crítica-reflexiva sobre a identidade da dança brasileira no período compreendido, a partir da relação das obras coreográficas da bailarina Eros Volúsia e o contexto sócio histórico como referência para um diálogo coreográfico. Utilizando os três eixos do método BPI- bailarino-pesquisador-intérprete desenvolvido por Graziela Rodrigues: Inventário do corpo, Co-habitar com a fonte e a Estruturação dos personagens, como suporte para trabalhar nos experimentos e coleta de dados tendo o envolvimento direto da pesquisadora que discute a estética de Eros e juntamente com as descobertas do próprio corpo como pesquisadora-intérprete, proporcionando um diálogo experimental da estética de Eros Volúsia.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1645
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

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