DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Iris Da Silva-
dc.date.available2019-05-13T12:47:30Z-
dc.date.issued2019-03-25-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1642-
dc.descriptionA Dança é uma área de conhecimento que possibilita a reflexão assim como outras linguagens artísticas, potencializando o desenvolvimento cognitivo, crítico, perceptivo e conceitual que estimula a criatividade e a expressividade dos praticantes. A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a contribuição da Dança Educação no processo ensino e aprendizagem tendo como objetivos específicos: Compreender como a Dança pode favorecer o processo ensino e aprendizagem de crianças na Educação Infantil; Verificar quais os fatores desse processo são favorecidos pela atividade de Dança; e Identificar como a Dança pode favorecer o desenvolvimento de algumas habilidades essenciais à aprendizagem como: a atenção, concentração, coordenação motora, noções espaciais e a socialização de crianças de 04 e 05 anos do 1º período da Educação Infantil realizada em uma Escola da Rede particular da Cidade de Manaus. Os instrumentos utilizados foram entrevistas com a professora e atividades lúdicas de danças com as crianças. Por meio da análise das entrevistas com a professora, pode-se dizer que a Dança quando trabalhada dentro da escola para fins de educação, as crianças conseguiram adquirir a socialização, trabalharam a coordenação motora e aprenderam noções de espaços. Portanto a aplicação das atividades de dança educação com as crianças ficou explicito a grande importância da Dança Educação para o desenvolvimento das habilidades básicas proporcionando desta forma um aprendizado mais eficaz.pt_BR
dc.description.abstractThe Dance is an area of knowledge that enables reflection as well as other artistic languages, enhancing the cognitive, critical, perceptive and conceptual development that stimulates the creativity and expressiveness of practitioners. The present research had as general objective to investigate the contribution of Dance Education in the process teaching and learning with specific objectives: To understand how the Dance can favor the teaching and learning process of children in Early Childhood Education; Check that the factors of this process are favored by the Dance activity; and Identify how the Dance can favor the development of some essential learning skills such as: attention, concentration, motor coordination, spatial notions and the socialization of children 04 and 05 years of the 1st period of Early Childhood Education held in a Private School School of the City of Manaus. The instruments used were interviews with the teacher and ludic activities of dances with the children. Through the analysis of the interviews with the teacher, it can be said that the Dance when worked inside the school for educational purposes, the children managed to acquire the socialization, worked the motor coordination and learned notions of spaces. Therefore, the application of dance education activities with children made explicit the great importance of Dance Education for the development of basic skills, thus providing a more effective learning.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança - educação;pt_BR
dc.subjectEnsino – aprendizagem;pt_BR
dc.subjectEducação infantil;pt_BR
dc.titleDança educação como processo de ensino e aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-13T12:47:30Z-
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dança educação como processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.pdfArquivo principal.803,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons