DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1608
Título: O desenvolvimento psicomotor através do tecido circense e a dança na escola
Autor(es): Aguiar, Paloma Blandina Araújo de
Palavras-chave: Dança;;Experiência motora;;Tecido circense;;Crianças;
Data do documento: 25-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The current study presents a theoretical and practical approach about the psychomotor development at childhood in the scope of aerial dance’s education, joining the body and artistic languages defined according to the needs noticed in the work area, searching for the creativity acquired in the process to assist this development through its motor, cognitive and socio-affective experiences, which have as purpose to improve these skills and to make possible the understanding and interaction of the world by the child. Being this a factor destinated to child between four and six years old. The results showed themselves favorable to contribution of these aspects, under the observation of the process in the aerial silk an play activities. The benefits of this modality relate to improving the integration between the psyche and motricity, to get the global development of the child and the body improvement from the research participants. This research proposed to study educational possibilities inside the aerial dance that promote the psychomotricity in children from four to six years old. The matter of this research was to reflect the part of the dance and its psychomotor functions in child education, and a question was made: what psychomotor aspects are possible to develop through the aerial dance activities, using the aerial silk to contribute in the psychomotor development of students from child education (four to six years old)? About the methods, this research is qualitative, with the purpose of applied research, exploratory and descriptive objectives, using bibliographic research and field research. The authors FONSECA (2008), VYGOTSKY (1999), WALLON (1975), PIAGET (1974), BORTOLETO (2008), SUGAWARA (2014), among others, were fundamental for the theoretical basis to go toward all the deeds and reflections carried in this work.
Descrição: O atual estudo apresenta uma abordagem teórica e prática sobre o desenvolvimento psicomotor na infância no âmbito da pedagogia da dança aérea, juntamente com as linguagens corporais artísticas definidas de acordo com as necessidades observadas no campo de trabalho, buscando a criatividade adquirida ao decorrer do processo para auxiliar esse desenvolvimento através das experiências motoras, cognitivas e socioafetivas, que tem como finalidade aprimorar estas habilidades e possibilitar a compreensão e interação do mundo pela criança. Esta pesquisa foi direcionada para crianças de 4 a 6 anos. Os resultados apresentaram-se favoráveis à contribuição desses aspectos psicomotores mediante a observação do processo no tecido circense e nas atividades lúdicas. Os benefícios dessa modalidade dizem respeito à melhoria na integração entre o psiquismo e a motricidade, para obter o desenvolvimento global da criança e o aprimoramento do corpo dos participantes da pesquisa. A presente pesquisa propôs estudar possibilidades pedagógicas dentro da dança aérea que promovam a psicomotricidade de crianças de 4 a 6 anos. A questão norteadora desta pesquisa foi refletir o papel da dança e suas funções psicomotoras no ensino infantil, configurou-se o seguinte questionamento: quais aspectos psicomotores são possíveis desenvolver através de atividades da dança aérea, utilizando o tecido circense para contribuir no desenvolvimento psicomotor de alunos da Educação Infantil (04 a 06 anos)? Quanto aos métodos desta pesquisa é qualitativa, com finalidade de pesquisa aplicada, de objetivos exploratório e descritivo, utilizando meios de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Os autores FONSECA (2008), VYGOTSKY (1999), WALLON (1975), PIAGET (1974), BORTOLETO (2008), SUGAWARA (2014), dentre outros, foram fundamentais no embasamento teórico para o direcionamento de todas ações e reflexões realizadas neste trabalho.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1608
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O desenvolvimento psicomotor através do tecido circense e a dança na escola.pdfArquivo principal.686,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons