DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1607
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMiranda, Pedro Paulo Pereira da Silva-
dc.date.available2019-05-08T16:35:01Z-
dc.date.issued2019-03-25-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1607-
dc.descriptionO desrespeito entre os gêneros é um fenômeno múltiplo e complexo que tem destacado muitas polemicas e questionamentos ético-politicos. Basicamente levado pela cultura patriarcal a violência entre os gêneros tem afetado diretamente a sociedade como um todo principalmente dentro da escola. Este trabalho se propõe a articular princípios que amenize os conflitos de gênero dentro do ambiente escolar utilizando a pratica da Dança de Salão como promotora da moral e do respeito. Foram selecionados, de forma voluntária, 16 alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Dom Bosco Leste para participar da pesquisa por meio da intervenção com a prática da Dança de Salão e entrevistas semiestruturadas, separados por gênero, antes e depois da intervenção. Foram observadas e comparadas as relações que os sujeitos da pesquisa estabeleceram com esta vertente de dança e sua influencia em seus comportamentos. Os dados obtidos por meio de comparação entre as relações interpessoais de ambos os gêneros apresentada antes e depois da intervenção proporcionou subsidio a analise da importância da pratica da Dança de Salão na interação da moral e do respeito entre os gêneros.pt_BR
dc.description.abstractThe disrespect between genders is a multiple and complex phenomenon that has highlighted many controversies and ethical-political questions. Basically driven by patriarchal culture gender violence has directly affected society as a whole mainly within the school. This paper proposes to articulate principles that soften the conflicts of gender within the school environment using the practice of the Ballroom Dance as a promoter of morality and respect. Sixteen students from the first year of the Secondary School of Dom Bosco Leste College were selected to participate in the research through the intervention of the Ballroom Dance and semi-structured interviews, separated by gender, before and after the intervention. The relationships that the research subjects established with this dance strand and their influence on their behaviors were observed and compared. The data obtained through a comparison between the interpersonal relations of both genders presented before and after the intervention gave subsidy to the analysis of the importance of the practice of Ballroom Dance in the interaction of morality and respect between genders.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança de salão;pt_BR
dc.subjectGênero;pt_BR
dc.subjectPatriarcado;pt_BR
dc.subjectRespeito;pt_BR
dc.titleDança de salão no ensino médio - o ensino-aprendizagem do respeito entre os gênerospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T16:35:01Z-
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dança de salão no ensino médio - o ensino-aprendizagem do respeito entre os gêneros.pdfArquivo principal.558,06 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons