DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1561
Título: Desafios metológicos para o ensino e aprendizagem do dogma central da Biologia molecular para os alunos do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Metological challenges for the teaching and learning of the central dogma of molecular biology for high school students
Autor(es): Freitas, Xaiane Martins Silva
Palavras-chave: Ensino da Genética;Teaching of Genetics;Dogma Central da Biologia;Central Dogma of Biology;Modelos Didáticos;Didactic Models
Data do documento: 30-Nov-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: FREITAS, Xaiane Martins Silva. Desafios metológicos para o ensino e aprendizagem do dogma central da Biologia molecular para os alunos do ensino médio. 2018. 58 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Abstract: The question of the teaching and learning of the Central Dogma of Molecular Biology is extremely complex, since it requires of the student a theoretical contribution and a degree of abstraction that goes beyond what he is accustomed to. Because of this, they present many difficulties for the absorption of these concepts, or even the retention and resolution of problems that involve this theme. In view of this, the research aimed to analyze which methodologies effectively collaborate for the teaching and learning of the Central Dogma of Biology for high school students, through the application of easily accessible materials. A survey of academic production in the area of Genetics Teaching, focusing on the Central Dogma, published in periodicals with Qualis, from 2010 to 2017. It was classified as a participant research, of a qualitative nature, starting from the concept that it is characterized by interaction between researchers and experimental groups, aiming at a dialectical relationship between theory and practice. The same was done at the Federal Institute of Amazonas / Center (IFAM / CMC) in two classes of the second year of high school, totaling 60 students, in which they were divided into two groups, one group for the application of practical activities and the other as a control group. Worked with lectures and practical activities, using didactic materials facilitating the process of teaching and learning this content. Thus, we noticed a very low tendency of publications related to the teaching of Molecular Biology, since of 1080 analyzes only five corresponded to the subject. In relation to the use of facilitating materials, it was observed that they are of great relevance, since they make these classes more understood and dynamic, being perceived through the applied evaluation instrument that showed that 60% of the class, where this type of activity was applied, obtained averages of 7 to 10 points, in contrast to the control group, where practical activities weren’t applied, only 14% obtained this result. Therefore, it is necessary to invest in practical activities and didactic teaching materials, aiming to provide students with effective means to understand the dynamism and integration that characterize this field of knowledge.
Descrição: A questão do ensino e aprendizagem do Dogma Central da Biologia Molecular é extremamente complexa, pois exige do aluno um aporte teórico e um grau de abstração que vai além daquele que o mesmo está acostumado. Em virtude disso, os mesmos apresentam muitas dificuldades para a absorção desses conceitos, ou mesmo a retenção e resolução de problemas que envolvam essa temática. A pesquisa objetivou analisar quais metodologias colaboram efetivamente para o ensino e aprendizagem do Dogma Central da Biologia para os alunos do Ensino Médio, através da aplicação de materiais de fácil acesso e da realização de um levantamento da produção acadêmica na área do Ensino da Genética, com foco no Dogma Central, publicada em periódicos com Qualis, no período de 2010 a 2017. A pesquisa foi classificada como pesquisa participante, de natureza qualitativa, partindo do conceito de que a mesma se caracteriza pela interação entre pesquisadores e dos grupos experimentais, visando uma relação dialética entre teoria e prática. A mesma foi realizada no Instituto Federal do Amazonas/ Centro (IFAM/CMC) em duas turmas do 2º ano do ensino médio, totalizando 60 alunos, nos quais foram divididos em dois grupos, sendo uma turma para a aplicação das atividades práticas e a outra não. Trabalhamos com aulas expositivas e atividades práticas, utilizando materiais didáticos facilitadores do processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo. Desse modo, percebemos uma baixíssima tendência de publicações relacionadas ao ensino de Biologia Molecular, pois de 1080 análises apenas 5 correspondiam ao assunto. Em relação a utilização dos materiais facilitadores foi observado que são de grande relevância, pois tornam essas aulas mais compreendidas e dinâmicas, sendo isso percebido através do instrumento de avaliação aplicado que mostrou que 60% da turma, onde foram aplicados esse tipo de atividade, obtiveram médias de 7 a 10 pontos, em contrapartida ao grupo controle, onde não foram aplicadas as atividades práticas, apenas 14% obteve esse resultado. Portanto, observa-se a necessidade de investimento em atividades práticas e materiais didáticos de ensino, visando proporcionar aos discentes meios efetivos para o entendimento do dinamismo e a integração que caracterizam esse campo de conhecimento.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1561
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons