DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1560
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Taís Alessandra Neves de-
dc.date.available2019-04-25T12:49:09Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Taís Alessandra Neves de. Musicalizando o ensino: a paródia como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem da Biologia. 2018. 62 f. TCC ( Graduação em Ciências Biológicas ) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1560-
dc.descriptionA Biologia é considerada uma das disciplinas em que os alunos apresentam grandes dificuldades na assimilação dos conteúdos. E isso acontece, porque a maioria dos professores acabam utilizando o método tradicional, que consiste em memorização de nomes, conceitos e ciclos, o que ocasiona na falta de interesse e a dificuldade dos alunos em relacionar o assunto ao o seu dia a dia. A música não somente está no cotidiano do aluno, como também influencia muito no seu desenvolvimento como um todo. Percebe-se que a mesma pode ser usada como um recurso auxiliador no ensino de Biologia. Já a paródia é uma variação da letra original e tem na música uma companheira quase inseparável. A mesma é muito popular, e permite que o aluno possa escolher sua música preferida e mudar a letra pelo conteúdo em que encontra mais dificuldade de aprendizado, facilitando, assim, lembrar de determinados detalhes que de outra forma não se lembraria em provas, seminários e discussões. Assim, o objetivo central do presente trabalho foi analisar o uso da paródia como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem da Biologia. Para atingir aos objetivos propostos, foi utilizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo participante realizada na Escola Estadual Sólon de Lucena, onde foram pesquisadas duas turmas de 1º ano do ensino médio regular no ano letivo de 2018. A coleta de dados ocorreu através das observações e questionários. Os resultados mostraram que a professora regente não possuía uma didática que interessasse aos alunos e, desta forma, a paródia se apresentou como um novo recurso para o processo de ensino e aprendizagem da Biologia. Conclui-se que é possível o uso da paródia como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem da Biologia.pt_BR
dc.description.abstractBiology is considered one of the disciplines in which the students present great difficulties to assimilate the contents. And this happens because most teachers end up using the traditional method, which consists of memorizing names, concepts and cycles, which causes in the lack of interest and the difficulty of students to relate the subject to their day to day. The music is not only in the daily life of the student, but also influences a lot in its development as a whole. It can be seen that it can be used as a teaching aid in Biology. Already the parody is a variation of the original lyrics and has in music an almost inseparable companion. It is very popular, and allows the student to choose their favorite music and change the lyrics for the content in which they find more difficult to learn, making it easier to remember certain details that otherwise would not remember in tests, seminars and discussions. Thus, the main objective of this work was to analyze the use of parody as a facilitating tool in the teaching and learning process of Biology. To reach the proposed objectives, a qualitative research was used, of the participant type carried out at the Sólon de Lucena State School, where two classes from the 1st year of regular high school in the 2018 school year were surveyed. observations and questionnaires. The results showed that the teacher regent did not have a didactics that interested the students and, in this way, the parody presented itself as a new resource for the teaching and learning process of Biology. It is concluded that it is possible to use parody as a facilitating tool in the teaching and learning process of biology.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectParódiaspt_BR
dc.subjectParodiespt_BR
dc.titleMusicalizando o ensino: a paródia como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem da Biologiapt_BR
dc.title.alternativeMusicalizing teaching: parody as a facilitating tool for the teaching and learning process of biologypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-04-25T12:49:09Z-
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons