DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1558
Título: O ensino de Ciências em três escolas públicas da Zona Sul de Manaus: uma análise comparativa através so IDEB
Título(s) alternativo(s): The teaching of Science in three public schools in the Southern Zone of Manaus: a comparative analysis through the IDEB
Autor(es): Santos, Sunamita de Souza
Palavras-chave: IDEB;Ensino de Ciências;Science teaching;schools;Escolas
Data do documento: 29-Nov-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SANTOS, Sunamita de Souza. O ensino de Ciências em três escolas públicas da Zona Sul de Manaus: uma análise comparativa através so IDEB. 2018. 64 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Abstract: The present work aims to present the analysis of a possible relationship between the Basic Education Development Index (IDEB) and the teaching of Science in three schools in the southern zone of Manaus, which receive elementary students II, who were chosen by according to INEP (National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira). For data collection, a semi-structured questionnaire was used, structured non-participatory observation and documentary analysis. The questionnaire was applied with 180 students and 9 teachers from three schools in Manaus. An important fact is that the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) uses the IDEB index as a parameter of choice of schools for the teaching of the other disciplines, besides the Portuguese Language and Mathematics, both for the Institutional Scholarship Program Initiation to Teaching (Pibid) and pedagogical residency, but the IDEB does not evaluate the other disciplines. Since there is no direct or indirect relationship between IDEB and other disciplines.
Descrição: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a análise de uma possível relação entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o ensino de Ciências em três escolas da zona sul de Manaus, que recebem alunos do ensino fundamental II, que foram escolhidas por apresentarem índices diferenciados na avaliação, segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Para a coleta de dados utilizou-se um questionário semi – estruturado, observação estruturada não participativa e análise documental. O questionário foi aplicado com 180 alunos e 9 professores de três escolas de Manaus. Um dado importante é que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) utiliza o índice do IDEB como parâmetro de escolha das escolas para o ensino das demais disciplinas, além da Língua Portuguesa e Matemática, tanto para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) quanto para a residência pedagógica, porém o IDEB não avalia as demais disciplinas. Sendo que não há relação direta ou indireta do IDEB com as demais disciplinas.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1558
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons