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Título: Educação ambiental e os temas transversais: uma breve análise nas escolas estaduais de Manaus - AM
Título(s) alternativo(s): Environmental education and the transversal themes: a brief analysis in the state schools of Manaus - AM
Autor(es): Silva, Nayara Roberta Teixeira da
Palavras-chave: Educação Ambiental;Environmental education;Temas Transversais;Transversal Themes;Complexidade;Complexity
Data do documento: 28-Nov-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Nayara Roberta Teixeira da. Educação ambiental e os temas transversais: uma breve análise nas escolas estaduais de Manaus - AM. 2018. 53 f. TCC ( Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Abstract: It is common knowledge that the environmental problem requires a complex and responsible reflection, it is a global issue. The commodification of nature's products has raised the concern of environmentalists, who report the simplistic treatment given to these issues. These concerns are reflected in conferences and meetings that bring together hundreds of countries and representatives to discuss solutions to society problems. The recommendation for Environmental Education appears within the Stockholm Conference, considered the first meeting of the Earth Summit. The understanding of the complexity of the environmental issue points to the need to work interdisciplinarity and through Transversality. The Transversal Themes inject an incisive treatment, making use of all contextualization, not just the sum of the parts. Neoliberal policies interfere with the education format in the name of profit generation, the research addresses this issue and points out prospects for improvements in that context. The research was characterized as qualitative research, considering the elements emphasized by Bogdan and Bicklen (1994), since it has the natural environment as its direct source of data and the researcher as its main instrument; the data collected are predominantly descriptive; the concern with the process is much greater than with the product; the meaning that people give to things and their lives is the focus of attention of the researcher. Data analysis tends to follow an inductive process. It is a Case Study, agreeing with Yin (2005) because it investigates a contemporary phenomenon within its real-life context. The research was developed based on: participant observation, analysis of documents, as well as through Google tools, with data collection from teachers who work in basic education. Based on data collected directly from the research subjects, the teachers, it was possible to identify the easiness and difficulty that exist when dealing with the environmental issue based on the Transversal Themes.
Descrição: É de conhecimento comum que a problemática ambiental exige uma reflexão complexa e responsável, é uma preocupação global. A mercantilização dos produtos da natureza tem elevado a preocupação dos ambientalistas, que relatam o tratamento simplista que é dado a essas questões. O reflexo dessas preocupações surge nas conferências e reuniões que congregam centenas de países e representantes para discutirem soluções para os problemas da sociedade. A indicação da Educação Ambiental surge no seio da Conferencia de Estocolmo, considerada a primeira reunião da Cúpula da Terra. A compreensão da complexidade da questão ambiental aponta para a necessidade de trabalhar a interdisciplinaridade e através da Transversalidade. Os Temas Transversais injetam um tratamento incisivo, fazendo o uso de toda a contextualização, e não apenas a soma das partes. Políticas neoliberais interferem no formato da educação em nome da geração de lucros, a pesquisa aborda essa questão e aponta perspectivas para melhorias nesse contexto. A pesquisa caracterizou-se como investigação qualitativa, considerando os elementos ressaltados por Bogdan e Bicklen (1994), uma vez que tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento; os dados coletados são predominantemente descritivos; a preocupação com o processo é muito maior do que com o produto; o significado que as pessoas dão às coisas e à sua vida são focos de atenção especial pelo pesquisador. A análise dos dados tende a seguir um processo indutivo. Trata-se de um Estudo de Caso, concordando com Yin (2005) porque investiga um fenômeno contemporâneo dentro do seu contexto da vida real. A pesquisa foi desenvolvida tendo por base: a observação participante a análise de documentos, assim como através de ferramentas do Google, com coleta de dados a partir dos professores que atuam na educação básica. Com base em dados coletados diretamente dos indivíduos ligados a pesquisa, os professores, foi possível conhecer as facilidades e dificuldades para o tratamento da questão ambiental tendo por base os Temas Transversais, características essas que proporcionam afirmar que há um déficit na pratica da Educação Ambiental.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1555
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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