DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1544
Título: Novos Recursos de ensino da disciplina de história: valorizando a cultura afro brasileira a partir da LeI 10.639/2003.
Autor(es): Morais, Daniela dos Santos de
Palavras-chave: História, ensino de História; Lei 10.639/2003, cultura afro-brasileira.;History, history teaching;Law 10.639 / 2003, Afro-Brazilian culture
Data do documento: 17-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This study aims to analyze the presence of Afro-Brazilian culture in the teaching of History in the city of Tefé, based on the experiences developed in PIBID. Law 10.639 / 2003, which made the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture compulsory, is a significant milestone for the production of didactic materials and academic knowledge around the subject, insofar as it changed the LDB by making the teaching of History of Africa and its culture. The first stage presents a theoretical study on the Teaching of History, its legal frameworks, regulatory legislation, methods and techniques aimed at teaching. In the second moment a brief account of the struggles of the social movements for the creation of the Law that recognizes and values in a correct way the black culture. In the third moment there is an account of the actions developed in PIBID of History of CEST UEA.
Descrição: Este estudo tem como objetivo analisar a presença da cultura afro-brasileira no ensino de História na cidade de Tefé, a partir das experiências desenvolvidas no PIBID. A Lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira é um marco significativo para a produção de materiais didáticos e conhecimentos acadêmicos em torno do tema, na medida em que alterou a LDB ao transformar em obrigatório o ensino de História da África e sua cultura. No primeiro momento apresenta-se um estudo teórico sobre o Ensino de História, seus marcos legais, legislações regulatórias, métodos e técnicas voltados para o ensino. No segundo momento um breve relato das lutas dos movimentos sociais para a criação da Lei que reconhece e valoriza de maneira correta a cultura negra. No terceiro momento há um relato das ações desenvolvidas no PIBID de História do CEST UEA.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1544
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons