DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1522
Título: O terreiro de umbanda “Janaína e Ogum Beira-Mar” como lócus propiciador do ensino de ciências - uma experiência com crianças em espaço não-formal.
Título(s) alternativo(s): The umbanda terreiro "Janaína and Ogum Beira-Mar" as a locus propitiating science teaching - an experience with children in non-formal space.
Autor(es): Silva, Roberlan Melo da
Palavras-chave: Umbanda;Criança;Vivência;Ensino de Ciências
Data do documento: 8-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This research aims to analyze the Yard de Umbanda "Janaína and Ogum Beira-Mar" as a conducive conduit for teaching science within the Yard de Umbanda was chosen as a space that can be subsidized for compliance with Law 11.645 / 2008, which establishes the teaching of African and Indian history and culture based on experiences with children and other subjects that are part of this socio-religious environment with the possibility of Teaching Science. Emphasis is given to the knowledge built and shared among the subjects studied, giving relevance to the use of medicinal plants in curing various diseases, as well as emphasizing social relations and the significance of living among children, adults and spiritual entities. The study has the qualitative character, of phenomenological approach and ethnographic procedure that allowed us to reflect the phenomenon researched.Thus, it can be verified that the subjects' reports show the influence of Umbanda in the formation of children's identity, as well as the way of education that takes place inside the Yard, being that the identity is a dynamic process influenced by several human aspects . In this way, this study is based on Graue's theories; Walsh (2003), Kramer (2002), Carneiro (2014), Caputo (2012), Jacobucci (2008), Chassot (2003), Bachelard (2005), among others. Thus we understand that the research contributed to a reflection on the Yard de Umbanda as a space for learning science, where in fact a construction of knowledge lived and learned orally by children and adepts of religion.
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o Terreiro de Umbanda “Janaína e Ogum Beira-Mar” como Lócus propiciador do Ensino de ciências dentro do Terreiro de Umbanda foi escolhido como um espaço que pode ser subsídio para o cumprimento da Lei 11.645/2008, que estabelece o ensino da história e cultura Africana e Indígena partindo das experiências vivenciadas com as crianças e com outros sujeitos que fazem parte desse ambiente sócio religioso com possibilidade de Ensino de Ciência. Dá-se ênfase aos conhecimentos construídos e compartilhados entre os sujeitos pesquisados, dando relevância ao uso das plantas medicinais na cura de doenças variadas, assim como ressaltando as relações sociais e a significância do convívio entre crianças, adultos e entidades espirituais. O estudo possui o caráter qualitativo, de abordagem fenomenológica e procedimento etnográfico que nos permitiu refletir o fenômeno pesquisado. Desse modo, pode ser constatado que os relatos dos sujeitos evidenciam a influência da Umbanda na Formação de identidade das crianças, assim como o modo de educação que ocorre dentro do terreiro, sendo que a identidade é um processo dinâmico influenciado por meio de vários aspectos humanos. Desta forma, Este estudo fundamenta-se nas teorias de Graue; Walsh (2003), Kramer (2002), Carneiro (2014), Caputo (2012), Jacobucci (2008), Chassot (2003), Bachelard (2005), entre outros. Assim entendemos que a pesquisa contribuiu para uma reflexão sobre o Terreiro de Umbanda como espaço de aprendizagem de Ciência, onde ocorre de fato uma construção de conhecimentos vivenciados e aprendidos de forma oral pelas crianças e adeptos a religião.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1522
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons