DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1521
Título: O resgate das brincadeiras populares como instrumento de socialização na educação infantil em um Centro Educacional infantil do município de Parintins – AM
Título(s) alternativo(s): The rescue of popular games as an instrument of socialization in early childhood education in a children's educational center in the municipality of Parintins - AM
Autor(es): Damasceno, Renata Caroline Ribeiro
Palavras-chave: Brincadeiras Populares;Socialização;Educação infantil
Data do documento: 8-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This work entitled "The Rescue of Popular Games as an Instrument of Socialization in Early Childhood Education in a Children's Educational Center of the Municipality of Parintins - Am", aims to investigate what contributions the rescue of popular games can provide for the children of the First Period of the Child education. The research studies theoretical and epistemological contributions about popular games as a socializing tool in the daily life of children in the context of Early Childhood Education. The theoretical basis of this research are pioneering authors such as: Ariès (1981); Kramer (2003); Graue and Walsh (2003); Brougére (2010); Kishimoto (2010); Sarmento (2010); Barreto (2012); among others. In its entirety the research is qualitative in nature, with method of phenomenological approach and support of the case study. The subjects were precisely 10 children of both sexes aged 04 to 05 years and a teacher of the class of the Ist period of Early Childhood Education. The data were collected from the interaction with those involved in the research, with assistance from the participant observation, field notebook, interview, talk wheel and drawing design. The results of this research show that popular play contributes significantly to socialization and facilitates the teaching and learning of children in Early Childhood Education, emphasizing that it is in the act of playing that the child develops, establishes relationships, interacts and shares experiences. We conclude that children construct culture and learn from their peers through play in the most diverse contexts.
Descrição: Este trabalho intitulado: “O Resgate das Brincadeiras Populares como Instrumento de Socialização na Educação Infantil em um Centro Educacional Infantil do Município de Parintins – Am”, tem por objetivo investigar que contribuições o resgate das brincadeiras populares pode proporcionar para as crianças do Primeiro Período da Educação Infantil. A pesquisa tece contribuições teóricas e epistemológicas acerca das brincadeiras populares como instrumento socializador no cotidiano das crianças no contexto da Educação Infantil. A fundamentação teórica desta pesquisa são autores pioneiros como: Ariès (1981); Kramer (2003); Graue e Walsh (2003); Brougére (2010); Kishimoto (2010); Sarmento (2010); Barreto (2012); entre outros. Em sua totalidade a pesquisa é de natureza qualitativa, com método de abordagem fenomenológico e apoio do estudo de caso. Os sujeitos foram precisamente 10 crianças de ambos os sexos com idade de 04 a 05 anos e uma professora da turma do Iº período da Educação Infantil. Os dados foram coletados a partir da interação com os envolvidos na pesquisa, com assistência da observação participante, caderno de campo, entrevista, roda de conversa e a elaboração do desenho. Os resultados desta pesquisa apontam que as brincadeiras populares contribuem significativamente a socialização e facilitam o ensino-aprendizagem das crianças da Educação Infantil, ressaltando que, é no ato de brincar que a criança se desenvolve, estabelece relações, interage e compartilha experiências. Conclui-se que, as crianças constroem cultura e aprendem com seus pares através das brincadeiras nos mais diversos contextos.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1521
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons