DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Ana Claudia de Jesus-
dc.date.available2019-03-12T13:00:30Z-
dc.date.issued2019-03-08-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1516-
dc.descriptionA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que aos poucos vem ganhando espaço na realidade educacional brasileira, haja vista que não era dada a devida importância a esta modalidade que tanto tem valor para a sociedade, visto que ela atende pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na idade dita apropriada. Este trabalho monográfico evidencia o uso dos gêneros textuais no processo de aprendizagem da leitura e escrita dos educandos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental no segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos(EJA) em uma escola municipal de Parintins. O objetivo deste estudo é compreender de que forma os gêneros textuais podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de jovens e adultos .Refletir como é o processo de ensino e aprendizagem de gêneros textuais no segundo segmento da educação de Jovens e Adultos (EJA).No percurso metodológico utilizou-se a abordagem qualitativa, ancorada pelo enfoque dialético, teve como técnicas para a coleta de dados o levantamento bibliográfico, observação participante, questionário e oficina: gênero textual convite. Embasou-se em Gadotti((2012), Soek(2009), Pinto(200), Ghedin(2008), dentre outros importantes autores que discutem sobre a EJA. Sobre gêneros textuais embasou-se em Marcuschi (apud Dionísio, Machado, Bezerra,2010), Antunes (2003, 2009), Barbosa(1994), Lakatos(2010), dentre outros. Dessa forma, os resultados são de que o trabalho com os gêneros textuais, disseminado pela educadora são motivadores, estimulam e dão incentivo para o desenvolvimento das habilidades da leitura e escrita de seus educandos.pt_BR
dc.description.abstractThe Education of Young People and Adults (EJA) is a teaching modality that the few are gaining importance in the Brazilian educational reality, has not been given importance to this modality that is important for society, since it is one of the people who did not have opportunity to study at the appropriate age. This monographic work evidences the use of didactic texts in the reading and writing learning process of 6th grade students in the second segment of Youth and Adult Education (EJA) in a municipal school in Parintins. The objective of this study is to understand the text in the second thread of the education of young people and adults. ). In the methodological course using a qualitative approach, anchored by the dialectical approach, the techniques of data collection included the bibliographic survey, participant observation, questionnaire and workshop: textual genre invitation. He was based in Gadotti (2012), Soek (2009), Pinto (200), Ghedin (2008), after Dionísio, Machado, Bezerra. , 2010), Antunes (2003, 2009), Barbosa (1994), Lakatos (2010), among others. Reading and writing classes of its students.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectGênero Textuaispt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleGenero textuais: Aprendizagem da Leitura e escrita dos educandos do 6º e 7º ano do ensino fundamental no segundo segmento da Educaçao de Jovens e Adultos em uma escola municipal de Parintinspt_BR
dc.title.alternativeText genre: Learning Reading and writing of the students of the 6th and 7th year of elementary education in the second segment of Youth and Adult Education in a municipal school in Parintinspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-03-12T13:00:30Z-
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons