DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1515
Título: Família e escola a ausência da família na vida escolar das crianças do 5º ano em uma escola do município de Parintins.
Título(s) alternativo(s): Family and school the absence of the family in the school life of the children of the 5th grade in a school in the municipality of Parintins.
Autor(es): Muniz, Raimunda Odeilza Batista
Palavras-chave: Família- Escola;Ausência;Pais
Data do documento: 8-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: There are many factors that interfere in the relationship between family and school, among them is the lack of employment and low schooling of the parents. However, these two educational institutions, responsible for human formation, necessarily need to be interconnected to solve the challenges that arise day after day in the lives of students. In this sense, we tried to analyze the factors that interfere with the absence of the family in the school, especially among the classes of the 5th grade of the Municipal School Lila Maia, located in the urban area of the municipality of Parintins. It is, therefore, a qualitative research of dialectic approach, standing out by the approach with the research subjects: parents and educators belonging to the analyzed group. Once this was done, the data were collected through a semistructured interview, which served as a subsidy for data analysis. In order to base this contention, we resorted to the following scholars: Almeida (2014), Chraim (2009), Araújo (2010) Giorgi (1980) Chalita (2014), among others. Moreover, at the end of the assessments, it can be seen that the dialogue between the two school/family educational institutions is necessary and therefore needs to be narrowed, since it deals with the formation of the subject as a member of a changing society.
Descrição: São muitos os fatores que interferem na relação família e escola, dentre eles está à falta de emprego e a baixa escolaridade dos pais. No entanto, essas duas instituições educativas, responsáveis pela formação humana, necessariamente, precisam estar interligadas para resolver os desafios que surgem dia após dia na vida dos alunos. Neste sentido, buscou-se analisar os fatores que interferem para a ausência da família na escola, especialmente, entre as turmas do 5° ano da Escola Municipal Lila Maia, situada na zona urbana do município de Parintins. Trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa de abordagem dialética, destacando-se pela aproximação com os sujeitos da pesquisa: pais e educadores pertencentes ao grupo analisado. Feito isso, os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, que serviu de subsidio para a análise dos dados. Para basilar esta contenda, recorreu-se aos seguintes estudiosos: Almeida (2014), Chraim (2009), Araújo (2010) Giorgi (1980) Chalita (2014), entre outros. Ademais, ao final das apreciações, pode-se perceber que o diálogo entre as duas instituições educativas escola/família é necessário e, portanto, precisa ser estreitado, pois trata da formação do sujeito como membro de uma sociedade em transformação.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1515
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons