DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1514
Título: Educar para o respeito às diferenças: questão indígena na sala de aula no município de Parintins.
Título(s) alternativo(s): Educating for Respect for Differences: Indigenous issue in the classroom in the municipality of Parintins.
Autor(es): Matos, Sanna Kellen Damasceno
Palavras-chave: Questão Indígena;Livro Didático de História;Parintins
Data do documento: 8-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This work shows the results and discussions of the research entitled "Educating for Respect for Differences: Indigenous Issues in the Classroom in the Municipality of Parintins". The purpose of this study was to analyze the textbook of History of 3rd year of Elementary Education I, demonstrating the textbooks and support books show the indigenous reality, its struggles, manifestations and cultures, and to perceive through questionnaires the teachers' view of the subject, as well as the books adopted. The methodologies adopted were the dialectical approach, qualitative research, having as a method the field research. For the construction of this work it was supported by studies carried out by authors such as, Cunha (1992), Freitas (2010), Grupioni (1995), Hall (2006), Lander (2005), Paiva Todorov (1999) and other authors who discuss this subject. Through the analysis we conclude that some books do not fit very much the current discussions about the indigenous peoples, they bring back conceptions and / or it does not include the indigenous one as part of the cultural identity of the country, whereas others stand out when they bring discussions and ideas that respect history , the culture, rights and struggles of these peoples. The analysis of the questionnaires led to the conclusion that the teachers believe that this theme is of paramount importance for the construction of a tolerant society that respects the differences, showing concern about the fight against racism and discrimination, and that through these discussions in the classroom they see a way of contributing to combat these problems in society. Most teachers understand that the textbook did not help in this discussion, so one must pay attention to these criticisms, since it is they who are daily with their students, perceiving their needs and their problems. We believe that this monograph will encourage for a different look at the textbook of History and that we need to adapt the textbooks so that they help to reflect the indigenous question in the current moment.
Descrição: Este trabalho mostra os resultados e discussões da pesquisa intitulada ―Educar para o respeito ás diferenças: questão indígena na sala de aula no município de Parintins‖ que teve por objetivo analisar o livro didático de História de 3° ano do Ensino Fundamental I, demonstrando se os livros didáticos e de apoio evidenciam a realidade indígena, suas lutas, manifestações e culturas, e perceber através de questionários a visão das professoras quanto á temática, assim como também aos livros adotados. As metodologias adotadas foram a abordagem dialética, pesquisa de natureza qualitativa, tendo como método de procedimento a pesquisa de campo. Para a construção deste trabalho apoiou-se em estudos realizados por autores como, Cunha (1992), Freitas (2010), Grupioni (1995), Hall (2006), Lander (2005), Paiva (2012), Silva (2012), Todorov (1999) e outros autores que discutem sobre esta temática. Através das análises concluímos que alguns livros não se adequam muito as discussões atuais sobre os povos indígenas, trazem concepções atrasadas e/ou não inclui o indígena como parte da identidade cultural do país, enquanto outros se sobressaem quando trazem discussões e ideias que respeitam a história, a cultura, os direitos e lutas desses povos. A análise dos questionários levou a conclusão que as professoras acreditam que esta temática seja de suma importância para a construção de uma sociedade tolerante, que respeite as diferenças, mostrando preocupação quanto o combate ao racismo e discriminação, e que através dessas discussões em sala de aula veem um modo de contribuir para combater estas problemáticas na sociedade. A maioria das professoras entendem que o livro didático não ajudava nesta discussão, portanto deve-se atentar à estas críticas, visto que são elas que estão diariamente com seus alunos, percebendo suas necessidades e os seus problemas. Acreditamos que esta monografia venha incentivar para um olhar diferenciado ao livro didático de História e que precisamos adequar os livros didáticos para que ajudem a refletir a questão indígena no momento atual.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1514
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educar para o respeito às diferenças questão indígena na sala de aula no município de Parintins..pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons