DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1512
Título: Das esferas da lei 979599 à realidade escolar: uma análise da educação ambiental no currículo da escola municipal Mércia Cardoso Coimbra em Parintins-AM
Título(s) alternativo(s): From the spheres of law 979599 to school reality: an analysis of environmental education in the curriculum of the municipal school Mércia Cardoso Coimbra in Parintins-AM
Autor(es): Macedo, Valéria Guimarães
Palavras-chave: Lei 9795/99;Educação Ambiental;Currículo
Data do documento: 8-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The present research aims to analyze the Environmental Education in the curriculum of the Mércia Cardoso Coimbra Municipal School in Parintins / Am based on Law 9795/99 of the PNEA, was carried out in the period of sixteen months. The same is a work of conclusion in the course of Pedagogy of the University of the State of Amazonas, whose specific objectives are to verify if the school works the environmental issues based on the law 9795/99 of the PNEA; to verify if teachers are aware of Law 9795/99 dealing with the National Environmental Education Policy; to identify if the school has some challenge to develop environmental actions and to investigate if it is possible to develop interdisciplinary activities based on the student's reality. The subjects of the research are 03 teachers, the coordinator, secretary and the manager of the institution. To improve this research I used the studies of Tristão (2004), Pena-Vega (2003), Guimarães (2013), among others, in order to go beyond a participant observation. The research is qualitative, within a critical approach, the techniques were semi-structured interview, photos, field notes and participant observation, noting that two workshops were applied. This research contributes to my teacher education, as it allows a deep understanding of some basic principles of Law 9795/99 of the National Environmental Education Policy (PNEA), discussing the concept and trajectory of Environmental Education, as well as the conceptions about the school curriculum , relating and interconnecting their functions in the Brazilian school.
Descrição: A presente pesquisa objetiva analisar a Educação Ambiental no currículo da Escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra em Parintins/Am com base na Lei 9795/99 da PNEA, foi realizada no período de dezesseis meses. A mesma é um trabalho de conclusão no curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas, que tem como objetivos específicos verificar se a escola trabalha as questões ambientais com base na lei 9795/99 da PNEA; constatar se os professores são conhecedores da Lei 9795/99 que trata da Política Nacional de Educação Ambiental; identificar se escola possui algum desafio para desenvolver ações ambientais e averiguar se é possível desenvolver atividades interdisciplinares a partir da realidade do aluno. Ao sujeitos da pesquisa são 03 professores, a coordenadora, secretária e a gestora da instituição. Para aprimorar esta investigação utilizei os estudos de Tristão (2004), Pena-Vega (2003), Guimarães (2013), entre outros, a fim de ir além de uma observação participante. A pesquisa é qualitativa, dentro de uma abordagem crítica. As técnicas foram entrevista semi-estruturada, fotos, notas de campo e observação participante, ressaltando que foram aplicadas duas oficinas. Esta pesquisa contribuiu para minha formação docente, pois possibilitou uma profunda compreensão sobre alguns princípios básicos da Lei 9795/99 da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), discutindo sobre o conceito e trajetória da Educação Ambiental, assim como as concepções acerca do currículo escolar, relacionando e interligando suas funções na escola brasileira.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1512
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons