DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1508
Título: A utilização de recursos pedagógicos como auxílio no ensino e aprendizagem de alunos com baixa visão de uma escola municipal de Parintins.
Título(s) alternativo(s): The use of pedagogical resources as an aid in the teaching and learning of students with low vision of a municipal school in Parintins.
Autor(es): Silva, Ian Antonio da Silva e
Palavras-chave: Baixa Visão;Ensino e Aprendizagem;Recursos Pedagógicos
Data do documento: 8-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This research aims to investigate the use of teaching resources as an aid in the process of teaching learning of two students with low vision in a municipal school of Elementary School in the city of Parintins. It presents as problematic the following question: How the pedagogical resources used by the teachers, can serve as an aid in the teaching / learning process of the students with low vision? The theoretical and methodological framework is based on authors such as: Lima 2004; Lakatos 2003; Fachin 2006; Alves 2006. Based on a Dialectic perspective, the present research is part of the parameters of the qualitative approach. Subjects used for this research were two (02) low vision students, (03) school teachers and one student mother. The procedures for data collection were the participant observation and the semi-structured interview. Data were analyzed as resources that are used to work the teaching / learning of these students with low vision, the difficulties and challenges faced by the teachers to work with the students that present this type of deficiency. The results of the research indicate that working with Special Education is not an easy task because teachers go through some problems, ranging from their formation to work in classes of students with special educational needs until the application of appropriate methodologies and resources that serve as an aid in the teaching / learning of those students who have low vision.
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a utilização dos recursos pedagógicos como auxilio no processo ensino aprendizagem de dois alunos com baixa visão em uma escola municipal de Ensino Fundamental na cidade de Parintins. Apresenta como problemática a seguinte questão: Como os recursos pedagógicos utilizados pelos professores, podem servir como auxilio no processo ensino/aprendizagem dos alunos com baixa visão? O referencial teórico e metodológico está fundamentado em autores como: Lima (2004); Lakatos (2003); Fachin (2006); Alves (2006). Pautada numa perspectiva Dialética, a presente investigação inscreve-se nos parâmetros da abordagem qualitativa. Serviram de sujeitos para essa pesquisa, dois (02) alunos com baixa visão, (03) professores da escola e uma mãe de aluno. Os procedimentos para a coleta de dados foram à observação participante e a entrevista semiestruturada. Foram analisados dados como que recursos são utilizados para trabalhar o ensino/aprendizagem desses alunos com baixa visão, as dificuldades e desafios enfrentados pelas professoras para trabalhar com os alunos que apresentam esse tipo de deficiência. Os resultados da pesquisa apontam que trabalhar com a Educação Especial não é uma tarefa fácil pois os professores passam por algumas problemáticas, que perpassam desde a sua formação para atuar em classes de alunos com necessidades educacionais especiais até a aplicação de metodologias e recursos adequados que sirvam como auxilio no ensino/aprendizagem desses alunos que apresentam baixa visão.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1508
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons