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Título: A musicalidade na educação infantil: processos cognitivos para aprendizagem.
Título(s) alternativo(s): Musicality in early childhood education: cognitive processes for learning.
Autor(es): Santos, Carmen Deyse Veiga dos
Palavras-chave: Música;Aprendizagem;Cognição;Educação Infantil
Data do documento: 7-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The present work presents results of a study whose objective was to investigate the cognitive processes that music can mobilize in children attending Early Childhood Education. It is known that in Early Childhood Education, the main objective is the integral development of the child, that is, in the cognitive, psychological, social and motor aspects. Many are the activities used to ensure the development and learning of children among these activities, music is always present in the daily life of the school, being one of the main pedagogical tools that support the activities of the school routine, both for the organization of space, time and also in the content and entertainment approach. Faced with this potential as a form of language, music enables expression in general and through gestures, rhythms and movements. In this sense, with the theme Musicality in Infantile Education, it was sought to understand which cognitive processes music is capable of promoting in the education of small children, based on all the pedagogical moments related to musical activities. For this study, we used methodological procedures such as intensive direct observation, an in - depth theoretical study on language, development and music to be able to discover how music, as a pedagogical tool mobilizes cognitive processes that are intertwined with the children 's educational process as a way of providing the learning of children. To support the research, a set of methods was used to collaborate with the data collection, among them the questionnaire open to teachers, as well as conversation wheels with the children and participant observation. The main theorists who founded the research are: Jeandot (1997), Brito (2003), Piaget (1994), as well as the legal documents: National Education Guidelines and Bases Law No. 9394/96 and the National Curriculum Framework for Early Childhood Education (1998). The accomplishment of this monographic work constituted a rich contribution to the deepening and reflection on the existing educational processes for the cognitive development of children in Early Childhood Education. Emphasizing the importance of this for personal and professional growth in the pedagogical work. Considering the results obtained, we verified the potentiality of music because it is a language considered complete, since its performance enables the integral development, starting from the corporal expression, to the cognitive development, awakening mental processes that facilitate learning, such as attention , memory, reasoning, sensitivity, and that its potentiality can not be minimized, being linked to the educational stage of children only as pedagogical support in routine marking.
Descrição: O presente trabalho apresenta resultados de um estudo cujo objetivo foi investigar os processos cognitivos considerando a ênfase já dada aos aspectos sociais, motores e afetivos que a música permite nas crianças que frequentam a Educação Infantil. Sabe-se que na Educação Infantil, o objetivo principal visa o desenvolvimento de forma integral da criança, ou seja, sob os aspectos, cognitivos, psicológicos, social e motor. Muitas são as atividades empregadas para a efetivação do desenvolvimento e aprendizagem das crianças dentre estas atividades a música sempre está presente no cotidiano da escola, sendo uma das principais ferramentas pedagógicas que dão suporte às atividades da rotina escolar, tanto para a organização do espaço, tempo e também na abordagem de conteúdos e entretenimento. Diante dessas potencialidades como uma forma de linguagem, a música possibilita a expressão de modo geral e por meio de gestos, ritmos e movimentos. Nesse sentido, com o tema Musicalidade na Educação Infantil buscou-se compreender quais processos cognitivos a música é capaz de promover na educação de crianças pequenas, tendo como base todos os momentos pedagógicos relacionados às atividades musicais. Para este estudo, utilizamos a observação direta intensiva, estudo teórico aprofundado sobre o tema para podermos descortinar como a música, enquanto instrumento pedagógico mobiliza processos cognitivos que se entrelaçam ao processo educacional infantil como forma de prover a aprendizagem das crianças. Para sustento da pesquisa, utilizamos um conjunto de métodos que colaboraram com a captação dos dados, dentre eles o questionário aberto aos professores, além de rodas de conversas com as crianças e observação participante. Os principais teóricos que fundamentaram a pesquisa são: Jeandot (1997), Brito (2003), Piaget(1994), bem como os documentos legais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9394/96 e o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998). A realização deste trabalho monográfico constituiu-se numa rica contribuição para o aprofundamento e a reflexão acerca dos processos educacionais existentes para o desenvolvimento cognitivo das crianças na Educação Infantil. Ressaltando, a importância da mesma para o crescimento pessoal e profissional no trabalho pedagógico. Diante dos resultados obtidos constatamos a potencialidade que a música possui, por se tratar de uma linguagem considerada completa, já que sua atuação possibilita o desenvolvimento integral, partindo da expressão corporal, ao desenvolvimento cognitivo, despertando processos mentais que facilitam a aprendizagem, como a atenção, memória, raciocínio, sensibilidade, e que sua potencialidade não pode ser minimizada estando ligada a etapa educacional infantil apenas como suporte pedagógico na marcação de rotina.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1507
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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