DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1505
Título: A influência da família no desempenho escolar de alunos do 4º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Parintins.
Título(s) alternativo(s): The influence of the family on the school performance of students of the fourth year of elementary school in a municipal school in Parintins.
Autor(es): Souza, Leonara Farias de
Palavras-chave: Família;Escola;Ensino Aprendizagem
Data do documento: 7-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The objective of this monograph is focused on the influence of the family on the school performance of the students of the 4th year of elementary school. The choice of this topic was made through the process of supervised internship and the management stage that were carried out in the institution. It is divided into three chapters, the first of which is the theoretical concepts of Sousa (2001), Aries (1981), Tiba (1996), Boechat (2003) Fairstein, Gyssels (2005) and Parolin (2003) which show us how family and school should be useful for children and students to perform well in school life. In the second part we have the methodological approach which helped us to devise strategies so that we could achieve the desired results. And thirdly, we will bring the analyzes of the results that during the trajectory covered for the elaboration of this research, we had the participation of the teacher, the manager of the school, the collaboration of 6 students and their respective responsible ones. We will raise pertinent questions about the influence of the family on the school performance of their children. The difficulties that the school faces in front of the parents' non-participation. The school's view of the concept of family participation in the school context. And the importance of family help in the process of teaching learning according to the students' vision. The results showed that some families are present, but there is still much to be done to ensure that this participation is constant in the school life of their children, but through the work that the school promotes this partnership may be close to happening.
Descrição: O objetivo deste trabalho monográfico está voltado para influência da família no desempenho escolar dos alunos do 4º ano do ensino fundamental. A escolha da temática deu-se no período de estágio supervisionado e posteriormente no estágio de gestão que foram realizados na instituição. Como suporte teóricos para sustentar nossa pesquisa partimos dos conceitos teóricos tendo como os principais autores Sousa (2001), Áries (1981), Tiba (1996), Boechat, (2003), Fairstein e Gyssels (2005) e Parolin (2003) que nos mostram como a família e a escola devem ser úteis para que os filhos e alunos tenham bons desempenhos na vida escolar. Em seguida temos o percurso metodológicos o qual nos ajudaram a elaborar estratégias para que chegássemos aos devidos resultados. As análises dos resultados que durante a trajetória percorrida para a elaboração desta pesquisa, tivemos a participação da professora, da gestora da escola, a colaboração de 6 alunos e seus respectivos responsáveis. Apresentaremos assim as questões pertinentes acerca da influência da família no desempenho escolar de seus filhos. As dificuldades que a escola enfrenta diante da não participação dos pais. A visão da escola sobre o conceito de participação da família no contexto escolar. E a importância da ajuda da família no processo de ensino aprendizagem segundo a visão dos alunos. Os resultados nos mostraram que algumas famílias são presentes, porém ainda há muito o que ser feito para que essa participação seja constante na vida escolar de seus filhos, porém através dos trabalhos que a escola promove essa parceria pode estar próximo de acontecer.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1505
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons