DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1502
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Suziane Silva-
dc.date.available2019-03-11T12:36:44Z-
dc.date.issued2019-02-20-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1502-
dc.descriptionEste trabalho resulta de uma pesquisa intitulada O processo de ensino e aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada1 no Município de Parintins-Am, a qual teve como objetivo investigar os desafios e possibilidades entrelaçados no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola ribeirinha multisseriada do Município de Parintins-Am. E como objetivos específicos: descobrir como acontece o processo de ensino e aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada do município de Parintins-Am; mapear os principais desafios entrelaçados ao processo de aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada do município de Paritins-Am; analisar as possibilidades de uma aprendizagem significativa em uma escola ribeirinha multisseriada do município de Parintins-Am. Fundamentou-se em autores como: Hage (2015), Candau (2008), Libâneo (1994), Moreira e Masini (2006), entre outros que discutem a temática investigada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem dialética com apoio da pesquisa de campo. Os instrumentos para a coletas de dados foram a entrevista semiestruturada com 01 professora unidocente, 05 estudantes e 03 pais, que contribuíram significativamente para a compreensão do estudo. Os resultados da pesquisa apontam como ocorre o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da escola multisseriada, que em meio aos desafios, buscam compartilhar e construir conhecimentos coletivamente, o que se torna significativo para cada estudante. Quanto às possibilidades de uma aprendizagem significativa, os dados da pesquisa apontados pela professora, estudantes e pais sugerem que para a promoção de uma aprendizagem significativa seria necessária uma escola com estrutura adequada, a contratação de um professor permanente, o trabalho a longo prazo com os estudantes e que esses profissionais tivessem uma formação continuada. O estudo apontou que o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da escola ribeirinha multisseriada perpassa sim pela superação de grandes desafios, os quais com certeza, carecem de políticas públicas, mas não somente isso, é igualmente importante o compromisso ético político do professor, seu desejo de transformação, os sonhos e as esperanças que os estudantes carregam, afinal, apesar de todos os enfrentamentos, todos os dias professora e estudantes se faziam presentes na escola, buscando aprender e relacionar-se de forma prazerosa, e essas vivências se tornaram únicas para cada estudantes, professora e pesquisadora.pt_BR
dc.description.abstractThis work is the result of a research entitled the process of teaching and learning of students from a multiseriate riverside school1 in the Municipality of Parintins-Am, whose objective was to investigate the challenges and possibilities intertwined in the teaching and learning process of elementary school students a multiseriate riverside school in the Municipality of Parintins-Am. And as specific objectives: to discover how the process of teaching and learning of students of a multisite riverside school of the municipality of Parintins-Am happens; map the main intertwined challenges to the learning process of students from a multisite riverside school in the municipality of Paritins-Am; to analyze the possibilities of meaningful learning in a multiseriate riverside school in the municipality of Parintins-Am. It was based on authors such as: Hage (2015), Candau (2008), Libâneo (1994), Moreira and Masini (2006), among others that discuss the research topic. It is a qualitative research of dialectical approach with the support of field research. The instruments for data collection were the semistructured interview with one unidocent teacher, 05 students and 03 parents, which contributed significantly to the understanding of the study. The results of the research point out how the teaching and learning process of the students of the multi-grade school takes place, which amid the challenges, seek to share and build knowledge collectively, which becomes significant for each student. Regarding the possibilities of meaningful learning, the research data pointed out by the teacher, students and parents suggest that for the promotion of meaningful learning, a properly structured school, the hiring of a permanent teacher, the long-term students and that these professionals had a continuing education. The study pointed out that the teaching and learning process of the students of the multisserial riverside school does indeed overcome great challenges, which certainly need public policies, but not only this, it is equally important the political ethical commitment of the teacher, his desire for transformation, the dreams and the hopes that the students carry, after all, despite all the confrontations, every day teachers and students were present at school, seeking to learn and relate in a pleasurable way, and these experiences have become unique for each student, teacher and researchers.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectEscola Ribeirinha Multisseriadapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleProcesso de ensino aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada no município de Parintins - AMpt_BR
dc.title.alternativeTeaching process of students from a multiseriate riverside school in the municipality of Parintins - AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-03-11T12:36:44Z-
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons