DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1498
Título: Caracterização do consórcio de produtores Saterê-Mawé localizado no município de Parintins, Estado do Amazonas
Título(s) alternativo(s): Characterization of the consortium of producers Saterê-Mawé located in the municipality of Parintins, State of Amazonas
Autor(es): Ramires, Tatiana Damasceno
Palavras-chave: Produtos florestais não madeireiros;consórcio;comercialização
Data do documento: 25-Fev-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Non-timber forest products are survival and income many traditional families in the Amazon region, which corroborates the growing withdrawal of resources offered by nature. In the last two decades, the use and gestão dos recursos naturais têm sido temas recorrentes nos debates acadêmicos e management of natural resources have been recurrent themes in academic debates and development. Based on the importance of the products extractive industries to build a history of great economic progress for the state of Amazonas, in current times the scope of commercialization of these products and the fact that extractive products can cope in current times price crises caused by competition with other products, the consortium would be an option of organization that makes possible the scope of sale of the products forestry. Based on these considerations, this work main objective is to characterize the consortium of Sateré-Mawé producers (CPSM), implemented in the city of Parintins, State of Amazonas. By means of interviews and the application of a semi-structured form, one can identify the challenges the insertion of the extractive products in the consortium and the subsidies that marketing of non-timber forest products, opportunities and weaknesses of this form of producer grouping with this specificity. The commercialization of the NWFPs of the consortium takes place direct by means of municipal markets, supermarkets, grocery stores, greengrocers, taverns, when it comes to local commerce. And, by exporting to other countries, states and regions, generating income for the consortium at both the local and international. Knowing the activities that establish the dynamics of consortium that provides direct and indirect involved in the entire process, from the collection of products to their destination. THE organization of the consortium has allowed the improvement in the quality of the product directly from the communities and are beneficially and appropriately stored until its commercialization, enabling the best view of the products in the market, contributing to the broad scope of sales, strengthening the optimization in the process of organization and leadership of the consortium creators.
Descrição: Os produtos florestais não madeireiros são subsídios de sobrevivência e renda de muitas famílias tradicionais na região amazônica o que corrobora com a crescente retirada dos recursos ofertados pela natureza. Nas duas últimas décadas, o uso e a gestão dos recursos naturais têm sido temas recorrentes nos debates acadêmicos e políticos sobre desenvolvimento. Fundamentado na importância que se teve os produtos extrativistas para a construção de uma história de grande avanço econômico para o estado do Amazonas, em tempos atuais qual a abrangência de comercialização destes produtos e o fato dos produtos extrativistas poder enfrentar em tempos atuais crises de preços ocasionadas pela concorrência com outros produtos, o consórcio seria uma opção de organização que viabiliza o alcance de venda dos produtos florestais não madeireiros. Com base nessas considerações, este trabalho tem como objetivo principal caracterizar o consórcio de produtores de Sateré-Mawé (CPSM), implementado no município de Parintins, Estado do Amazonas. Por meio de entrevistas e aplicação de formulário semiestruturado, pode-se identificar os desafios enfrentados, a inserção dos produtos extrativistas no consórcio e os subsídios que definem na comercialização dos produtos florestais não madeireiros, evidenciando as oportunidades e fragilidades desta forma de agrupamento de produtores com esta especificidade. A comercialização dos PFNMs do consórcio dá-se tanto de forma direta por meios de mercados municipais, supermercados, mercearias, quitandas, tabernas, quando se trata de comércio local. E também através da exportação para outros países, estados e regiões, fazendo gerar renda para o consórcio tanto em nível local como internacional. Conhecendo as atividades que estabelecem a dinâmica de trabalho do consórcio que proporciona retribuição de forma direta e indireta aos envolvidos em todo o processo, desde a coleta dos produtos até seu destino final. A organização do consórcio permitiu a melhoria na qualidade do produto que veem diretamente das comunidades e são beneficiados e armazenados de forma adequada até sua comercialização, viabilizando a melhor visão dos produtos no mercado, contribuindo com o amplo alcance de venda, fortalecendo a otimização no processo de organização e liderança dos criadores do consórcio.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1498
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons