DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1492
Título: O caso do engenheiro florestal da Universidade do Estado do Amazonas em Itacoatiara - AM: um estudo na perspectiva dos formandos
Título(s) alternativo(s): The case of the forest engineer of the State University of Amazonas in Itacoatiara - AM: a study from the trainees perspective
Autor(es): Silva, Karolayne Silva e
Palavras-chave: Engenharia Florestal;formandos;mercado de trabalho
Data do documento: 25-Fev-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The training of this monograph is based on the idea of ​​knowing about the vocational training of the graduates of the Forestry Engineering course of the CESIT / UEA, in order to know their expectations regarding the labor market. Thus, the present study had as general objective to analyze how the professional training provided by the Forestry Engineering course of the State University of Amazonas in Itacoatiara has contributed to the insertion of its trainees in the labor market. The methodology involved in this study was established in an exploratory study developed to provide an overview of the training of the trainees and a descriptive aspect, making it possible to describe the students' opinions about their expectations, with a qualitative and quantitative approach, where the presentation of a questionnaire containing 8 questions, being open questions allowing to apprehend qualitative aspects, that is, offering the students the freedom of space to express their opinions, perceptions, suggestions and criticisms about the forest area. The respective questionnaires were sent by e-mail to the graduates of the Forest Engineering course for the year 2018/2. The questionnaires and the tool used to obtain the data were performed through this questionnaire, where after the referral was returned, the data were tabulated with the corresponding analysis of the results. In order to obtain an adequate data analysis, the results were divided into two subsections. In the first one, the evaluation of the students about the progress of the course for their formation was demonstrated, as well as, if the Institution fulfilled its role in the professional formation of the trainees where it resulted in a significant total of students reporting the lack of practices and good influence of their teachers on the course, and in the second subsection, the result of an evaluation made to the trainees about their perspectives on the job market for the Forestry Engineer was presented. Finally, this work may promote new investigations, such as the application of the same study with the Forest Engineer course graduates, aiming to broaden the understanding of the professionals trained and active in the labor market and the impacts of the course in their professional life .
Descrição: A formação desta monografia baseia-se na ideia de saber sobre a formação profissional dos formandos do curso de Engenharia Florestal do CESIT/UEA, afim de conhecer qual sua expectativa em relação ao mercado de trabalho. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivo geral analisar de que maneira a formação profissional proporcionada pelo curso de Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Amazonas em Itacoatiara, tem contribuído para a inserção de seus formandos no mercado de trabalho. A metodologia envolvida neste estudo foi instituída em um estudo exploratório desenvolvido no sentido de proporcionar uma visão geral sobre a formação dos formandos e de aspecto descritivo possibilitando descrever as opiniões dos alunos sobre suas expectativas, de abordagem qualitativa e quantitativa, onde foi realizada a apresentação de um questionário contendo 08 perguntas, sendo de questões abertas possibilitando apreender aspectos qualitativos, ou seja, oferecendo aos alunos a liberdade de espaço para opinar sobre suas expectativas, percepções, sugestões e críticas sobre a área florestal. Os respectivos questionários foram enviados pelo correio eletrônico aos formandos do curso de Engenharia Florestal do ano de 2018/2. Os questionamentos e a ferramenta utilizada para a obtenção dos dados foram realizadas através deste questionário, onde após a devolução dos referidos, procedeu-se a tabulação dos dados com a referente análise dos resultados. Buscando obter uma adequada análise de dados, os resultados foram divididos em duas subseções. Na primeira demonstrou-se a avaliação dos discentes quanto ao andamento do curso para a sua formação, bem como, saber se a Instituição cumpriu com seu papel na formação profissional dos alunos formandos onde obteve como resultado um total significativo de alunos relatando a falta de práticas e boas influências dos seus docentes para com o curso, e na segunda subseção, apresentou-se o resultado de uma avaliação feita aos formandos sobre quais são suas perspectivas em relação ao mercado de trabalho para o Engenheiro Florestal. Por fim, este trabalho pode promover novas investigações como, por exemplo, a aplicação do mesmo estudo com os egressos do curso de Engenharia Florestal, visando ampliar a compreensão dos profissionais formados e atuantes no mercado de trabalho e os impactos do curso na sua vida profissional.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1492
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons