DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1481
Título: A representação da mulher no Festival de Parintins
Título(s) alternativo(s): The representation of women in the Parintins Festival
Autor(es): Silva, Luisa Gracielli Marques
Palavras-chave: Parintins;Festival Foclórico;Representação;Mulher
Data do documento: 20-Fev-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This article aims to make a study about the representation in trrajectory of women in the Parintins Folk Festival, aiming to provide a better understanding of the exhibition process of women in two distinct moments, namely: in the first moment, the transformation of the show, which corresponds to the origin of the party as a street game, and in the second moment, in which the party gains the name of Folk Festival and starts having visibility outside Parintins. Currently, the festival brings two guilds, “Garantido” and “Caprichoso”, both, popularly known as bulls, bring a number of items to be presented during the event. Among them, in the present spectacle model, of the Festival of Parintins, the individual feminine items are, respectively, “Cunhã –Poranga”, “Sinhazinha da Fazenda”, “Rainha do Folclore, and “Porta Estandarte”, these are the individual items. The main objective of this research is to show what these women represent not only in the arena at the moment of the show but also in the social context of the city as well as in the Amazonian society. When studying the general context of the festival, from its origins to nowadays, we find as theoretical foundation, the following authors, Wilson Nogueira (2008/2014), Basílio Tenório (2016), Simone de Beauvoir (1970), Heloisa Costa (2005). This research is a bibliographical and documentary one, since it has as primary sources works by local writers that portray the folkloric festival, works on the discourse analysis as Eni P. Orlandi (2013) when verifying the discursive image of the representation of the woman in what concerns to the said and unsaid, Simone de Beauvoir (1970) in portraying the female being in the patriarchal society. And, finally, Sandra Makowiecky (2003) and Roger Chartier (2011) when approaching different levels of representations, so that a question is asked at the end of this work about how the representation of the woman has been configured in the show and outside for the society.
Descrição: O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise a respeito da representação da figura feminina, bem como sua trajetória no Festival Folclórico de Parintins, buscando proporcionar maior entendimento ao processo de exposição da mulher em dois momentos distintos ao saber: no primeiro momento de transformação do espetáculo, onde corresponde à origem da festa como brincadeira de roda ou de rua, e no segundo momento o qual a festa ganha o nome de Festival Folclórico e passa a ter uma visibilidade que ultrapassa as fronteiras locais, sendo reconhecido de modo nacional e internacional. Nos dias atuais, o festival traz duas Agremiações Folclóricas distintas e concorrentes, Boi Bumbá Garantido e Boi Bumbá Caprichoso, ambos trazendo vinte e um itens a serem apresentados no decorrer do evento, dentre eles os itens femininos individuais respectivamente, Cunhã-Poranga, Sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore e Porta Estandarte. O foco principal dessa pesquisa é mostrar o que essas mulheres representam não só na arena no momento da apresentação do espetáculo, mas também no contexto social que as rodeia, sendo ele local ou amazonense como um todo. Ao se fazer um estudo do contexto geral da festa, das origens à atualidade, tem-se como embasamento teórico os seguintes autores Wilson Nogueira(2008; 2014), Basílio Tenório(2016), Simone de Beauvoir(1970), Heloisa Costa (2005). Esta pesquisa é de cunho bibliográfica e documental, pois tem como fontes primarias obras de escritores locais que retratam o festival folclórico, obras sobre a análise do discurso como Eni P. Orlandi (2013) ao verificar a imagem discursiva da representação da mulher no que tange ao dito e ao não dito, Simone de Beauvoir (1970) ao retratar o ser fêmea na sociedade patriarcal. E, finalmente, Sandra Makowiecky (2003) e Roger Chartier (2011) ao abordar diferentes níveis de representações, para então assim ser feito um questionamento ao fim desse trabalho a respeito de como a representação da mulher vem sido configurada externo ao espetáculo para a sociedade.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1481
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A representação da mulher no Festival de Parintins.pdf219,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons