DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1456
Título: Múltiplos olhares na formação inicial de professores: que concepções os discentes apresentam sobre o ser professor ?
Título(s) alternativo(s): Multiple views on the initial formation of teachers: what conceptions do the students present about being a teacher?
Autor(es): Marques, Alessandra Rodrigues
Palavras-chave: Formação Docente;Experiências - docente;Narrativas
Data do documento: 4-Dez-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MARQUES, Alessandra Rodrigues. Múltiplos olhares na formação inicial de professores: que concepções os discentes apresentam sobre o ser professor ?. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2017.
Abstract: The present work is part of the teacher training area in Biological Sciences, considering the formative experiences as an investigative component in Education. This work aims to investigate what constitutes the students with respect to the experiences and brands of the lived that collaborate for / in their initial formation through the autobiographical narratives. The methodology used was the production of narratives as an element of reflection on the training course of undergraduate students in Biological Sciences of the University of the State of Amazonas in the Normal Higher School with students of the 7th and 9th period of academic training. For data analysis, the Content Analysis methodology was used. Through the experiences narrated by the students, it was possible to identify in the writings, the motivation in choosing the course, as teachers that influenced the choice of course and elements related to specific knowledge of biology; the experience of teaching brings many visions as to being a teacher; the disciplines of Supervised Internship as an important integration into the future teaching profession; the Institutional Scholarship Initiative Program as a learning mechanism for teaching; other brands in the undergraduate course that influence in the training as a time-out and beyond limits; and relationships among learners that had a lot of relevance for some learners during training. And it is concluded that the reports narrated in this research may somehow collaborate with the practice of the Biological Sciences Degree course at the University of the State of Amazonas, because they bring important visions of the students regarding the training of these future teachers.
Descrição: O presente trabalho se insere na área de formação docente em Ciências Biológicas, considerando as experiências formativas como componente investigativo na Educação. Este trabalho tem como objetivo de pesquisar o que constitui os discentes no que diz respeito às experiências e marcas do vivido que colaboram para/na sua formação inicial através das narrativas autobiográficas. A metodologia utilizada foi a produção de narrativas como elemento de reflexão sobre o percurso de formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas na Escola Normal Superior com alunos do 7º e 9º período da formação acadêmica. Para análise de dados foi utilizado a metodologia Análise de Conteúdo. Mediante as experiências narradas pelos discentes, foi possível identificar nas escritas, a motivação na escolha do curso, como professores que influenciaram para a escolha do curso e elementos relacionados a conhecimentos específicos da biologia; a experiência de leciona trazendo muitas visões quanto ao ser professor; as disciplinas de Estágio Supervisionado como uma importante integração a futura profissão docente; o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência como um mecanismo de aprendizagem para a docência; outras marcas na graduação que influenciam na formação como desperiodização e superação de limites; e relacionamentos entre os discentes que teve muita relevância para alguns discentes durante a formação. E conclui-se que os relatos narrados nessa pesquisa podem de alguma forma colaborar com a prática do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas na Universidade do Estado do Amazonas, pois trazem visões importantes dos discentes em relação a formação destes futuros docentes.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1456
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons