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Título: Educação inclusiva no ensino superior: desafios e perspectivas para os acadêmicos surdos dos cursos de humanas no CESP – UEA.
Título(s) alternativo(s): Inclusive Education in Higher Education: Challenges and Perspectives for Deaf Academics of Humanities at CESP - UEA.
Autor(es): Nogueira, Carlina de Souza
Palavras-chave: Educação Inclusiva;Ensino Superior;Acadêmicos Surdos
Data do documento: 15-Fev-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This paper aims to analyze the challenges and perspectives for deaf academics in the current context of inclusive education at the Center for Higher Studies of Parintins, State University of Amazonas - CESP-UEA. Therefore, it was necessary to present a historical panorama on Inclusive Education based on the last studies on this theme. The research is qualitative in nature. The data obtained from the research were through field and bibliographic research, with the application of questionnaires containing multiple choice questions, observation and interviews. The research is supported by authors such as Galvão Filho (2009), Mazzotta and D'Antino (2011), LDB (2017), Camargo (2017). Through the specific objectives, a mapping was made to know the number of deaf academics included in the humanities courses; to know the level of use of the contents taught by CESP-UEA teachers, in addition to the instruments that the institution makes available to enable an inclusive process. The methodological strategy used in this research was able to reach the proposed objectives and pointed out the following results: with regard to the methodological practices used by the teachers, it still does not meet the demand and this has impacted a better assimilation of the contents by the deaf. However, with the support of the Accessibility Center installed at CESP, the tendency is increasingly to improve not only the human resources, but also the accessibility of all who seek the academic space. And the partnership between the nucleus, teachers and monitors was one of the alternatives to reach the main objective: to facilitate the knowledge to the deaf students.
Descrição: Neste artigo se propõe analisar os desafios e perspectivas para com os acadêmicos surdos no contexto atual da educação inclusiva no Centro de Estudos Superiores de Parintins, da Universidade do Estado do Amazonas – CESP-UEA. Para tanto, se fez necessário apresentar um panorama histórico sobre a Educação Inclusiva baseada nos últimos estudos sobre este tema. A pesquisa é de natureza qualitativa. Os dados obtidos da pesquisa foram através da pesquisa de campo e bibliográfica, com a aplicação de questionários contendo perguntas de múltipla escolha, observação e entrevistas. A pesquisa se respalda em autores como Galvão Filho (2009), Mazzotta e D’Antino (2011), LDB (2017), Camargo (2017). Através dos objetivos específicos buscou-se fazer um mapeamento para saber a quantidade de acadêmicos surdos incluídos nos cursos de humanas; saber o nível de aproveitamento dos conteúdos ministrados pelos professores do CESP-UEA, além dos instrumentos que a instituição disponibiliza para viabilizar um processo inclusivo. A estratégia metodológica utilizada nesta pesquisa conseguiu atingir aos objetivos propostos e que apontaram os seguintes resultados: no que concerne às práticas metodológicas utilizadas pelos docentes ainda não atende à demanda e isso tem impactado uma melhor assimilação dos conteúdos por parte dos surdos. No entanto, com o apoio do Núcleo de Acessibilidade instalado no CESP a tendência é cada vez mais aprimorar não apenas os recursos humanos, como também a acessibilidade de todos que buscam o espaço acadêmico. E a parceria entre o núcleo, professores e monitores foi uma das alternativas para alcançar o principal objetivo: facilitar o conhecimento aos alunos surdos.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1453
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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