DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1451
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLeal, Lea de Souza-
dc.date.available2019-02-19T13:12:09Z-
dc.date.issued2019-02-15-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1451-
dc.descriptionO presente artigo aborda a temática sobre a Biblioteca Municipal “Tonzinho Saunier” e a formação de alunos leitores de duas escolas públicas de Parintins. O objetivo geral desta pesquisa é analisar de que forma esta biblioteca contribui para a formação de alunos leitores dessas duas escolas públicas. E os objetivos específicos são: verificar de que forma a biblioteca “Tonzinho Saunier” contribui para a formação de alunos leitores; identificar o número de alunos atendidos nessa biblioteca e em que escolas esses alunos estudam; e coletar informações sobre o funcionamento da biblioteca, horário de expediente, atividades e projetos desenvolvidos. A revisão de literatura abrange teóricos como Paulo Freire (2009), Emir Suaiden (1980), Wagner Teixeira (2017); e outros, os quais estudam a leitura, a biblioteca e a formação leitora. A metodologia utilizada envolve a abordagem qualitativa, o método dialético e técnicas com aplicação de questionários e entrevistas. Os resultados obtidos apontam para a participação dos alunos das escolas pesquisadas nas atividades de pesquisa, projetos de formação leitora e projetos de ludicidade ofertados pela biblioteca.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyze the thematic about the Municipal Library "Tonzinho Saunier" and the training of student readers from two public schools of Parintins. The general objective of this research is to analyze how this Library contributes to the formation of student readers of these two public schools. The specific objectives are: check how the library "Tonzinho Saunier" contributes to the formation of student readers; identify the student numbers which are served on this library and in which schools these students are; and collect information about library rules, office hours, works and developed projects. The literature revision includes authors likes Paulo Freire (2009), Emir Suaiden (1980), Wagner Teixeira (2017); and others, which study the reading process, the library and reading training. The methodology used involves the qualitative method, the dialectical method and techniques with application of questionnaires and interviews. The results obtained point to the participation of the students of the schools researched in the research works, projects of reading formation and projects of playfulness offered by this library.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBibliotecapt_BR
dc.subjectTonzinho Saunierpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectLeituraspt_BR
dc.titleBiblioteca Municipal Tonzinho Saunier - formação de alunos leitores de duas escolas públicas de Parintins - AMpt_BR
dc.title.alternativeMunicipal Library Tonzinho Saunier - training of readers students of two public schools of Parintins - AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-19T13:12:09Z-
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons