DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1450
Titel: A interpretação de textos dos alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual de Parintins - AM
Sonstige Titel: The interpretation of texts of the second year high school students of a state school of Parintins - AM
Autor(en): Baraúna, Keila Ferreira
Stichwörter: Leitura;Interpretação de Textos;Alunos;Ensino Médio
Erscheinungsdatum: 15-Feb-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zusammenfassung: This research approaches the importance of the interpretation of the students' texts in a school, specifically in the groups of the and year of the Medium Teaching. The general objective of this research is to analyze the factors that determine the flaw in the students' interpretative action. Besides, this article looks for to identify these factors to generate this difficulty and through this search, to show the possible alternatives to minimize them and to verify that methodologies can be applied for the teachers so that they come to contribute in the process of the students' textual interpretation, once, to reach a good interpretation it is necessary that there are incentive and practice of the reading. For the development of this article they were used some theoretical supports that you/they developed studies on the theme that involves this research, among them they stand out: Irandé Antunes (2003, 2009); Castello-Pereira(2005); Agnaldo Martino(2012); among others that emphasize mainly the importance of the action of the reading to reach a significant intepretação. As for the research type, the researches were used: bibliographical, of field and descriptive in which allowed a larger covering on the theme. As research techniques, they were used to collect the data: questionnaires to the students and interviews structured the teachers of the discipline of Portuguese Language, once, these tools make available interaction among the searching subject and researched and they facilitate in the search of information that she intend to reach, information these that, in this research, they are entirely linked to the interpretation of the students' of the Medium Teaching texts, position that, the interpretation is one of the essential points for the success in the reading and it allows the individual's intellectual enrichment, this way, it is important to discuss about the factors that interfere in the interpretative action, motivating them to the reading practice through new strategies that allow the student's approach with the text, so that, like this, the interpretation is accomplished with success.
Beschreibung: Esta pesquisa aborda a importância da interpretação de textos dos alunos em uma escola, especificamente nas turmas do 2º ano do Ensino Médio. O objetivo geral desta pesquisa é analisar os fatores que determinam a falha no ato interpretativo dos alunos. Além disso, este artigo busca identificar estes fatores que geram esta dificuldade e através desta busca, mostrar as possíveis alternativas para minimizá-las e verificar que metodologias podem ser aplicadas pelos professores de forma que venham contribuir no processo de interpretação textual dos alunos, uma vez que, para alcançar uma boa interpretação é necessário que haja incentivo e prática da leitura. Para o desenvolvimento deste artigo foram utilizados alguns apoios teóricos que desenvolveram estudos sobre a temática que envolve esta pesquisa, dentre eles destacam-se: Irandé Antunes (2003, 2009); Castello-Pereira(2005); Agnaldo Martino(2012); entre outros que enfatizam principalmente a importância do ato da leitura para alcançar uma intepretação significativa. Quanto ao tipo de pesquisa, foram utilizadas as pesquisas: bibliográficas, de campo e descritiva no qual permitiu uma cobertura maior sobre a temática. Como técnicas de pesquisa, foram utilizados para coletar os dados: questionários aos alunos e entrevistas estruturadas aos professores da disciplina de Língua Portuguesa, uma vez que, estas ferramentas disponibilizam interação entre o sujeito pesquisador e pesquisado e facilitam na busca de informações que se pretende alcançar, informações estas que, nesta pesquisa, estão inteiramente ligadas à interpretação de textos dos alunos do Ensino Médio, posto que, a interpretação é um dos pontos essenciais para o êxito na leitura e permite o enriquecimento intelectual do indivíduo, desta forma, é importante discutir sobre os fatores que interferem no ato interpretativo, incentivando-os à prática de leitura através de novas estratégias que permitem a aproximação do aluno com o texto, para que, assim, a interpretação seja realizada com êxito.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1450
Enthalten in den Sammlungen:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons