DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1448
Título: As dificuldades no ensino-aprendizagem na leitura, produção e interpretação de textos no ensino fundamental em uma escola ribeirinha da comunidade Costa da Águia- AM
Título(s) alternativo(s): The difficulties in teaching-learning in the reading, production and interpretation of texts in elementary education in a school bordering the Costa da Águia-AM community
Autor(es): Almeida, Sávio Azevedo
Palavras-chave: Lígua Portuguesa;Ensino-Aprendizagem;Dificuldades;Leitura e Escrita
Data do documento: 15-Fev-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The present researck aims to analyze the main factors that interfere in the teaching and learning of the Portuguese language in the 9º of elementary school in the Sagrado Coração de Jesus in the community of Costa da Águia in the municipality of Parintins-Am. The present analysis in this context of research takes into consideration the respect for linguistic variations, but it also gives to the students investigated important knowledge of another modality of teaching, that is, the teaching of Portuguese Language. The focus of the analysis focused on the processes of reading, writing and text interpretation. However, it was necessary to dialogue with some authors, among them Martins (2006), Lakatos (2010), Gil (2010), Nagel (1989); Bakhtin (1981), who are dedicated to clarifying the possible difficulties in the school context. The research is qualitative in nature since it was proposed to collect the opinions of the students and teachers through a semistructured interview. As results achieved, and taking into account the sociocultural and socioeconomic context of the students investigated, it was found that although students presented a good reading and interpretation performance of texts, this is not the case in the production of texts. Spelling problems were more pronounced. The overcoming of the difficulties that the teacher faces in the accomplishment of the teaching practice would be minimized with a good infrastructure in the school, space for library and more textbooks, and the participation of the parents to stimulate and give more time for their activities at home. Just like, the implementation of electric power or a light generator would be very relevant to the school.
Descrição: O presente trabalho tem por objetivo analisar os principais fatores que interferem no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no 9º ano do ensino fundamental na escola ribeirinha “Sagrado Coração de Jesus” na comunidade Costa da Águia do município de Parintins/AM. A presente análise neste contexto de investigação leva em consideração o respeito às variações linguísticas, mas oportuniza também aos educandos investigados conhecimentos importantes de outra modalidade de ensino, ou seja, o ensino de Língua Portuguesa. O foco da análise se direcionou nos processos da leitura, da escrita e da interpretação de textos. No entanto, foi necessário dialogar com alguns autores, entre eles, Martins (2006), Lakatos (2010), Gil (2010), Nagel (1989); Bakhtin (1981), os quais se dedicam ao esclarecimento das possíveis dificuldades no contexto escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa uma vez que se propôs coletar as opiniões dos alunos e professores por meio de entrevista semiestruturada. Como resultados alcançados e, levando em conta o contexto sociocultural e socioeconômico dos alunos investigados foi constatado que embora os alunos apresentassem um bom rendimento de leitura e interpretação de textos, isso não acontece nos aspectos da produção de textos. Problemas ortográficos foram questões mais acentuadas. A superação das dificuldades que o docente enfrenta na realização da prática docente seria minimizada com uma boa infraestrutura na escola, espaço para biblioteca e mais livros didáticos, e a participação dos pais para estimular seus filhos a realizarem suas atividades escolares em casa. Assim como, a implementação de energia elétrica ou um gerador de luz seria bastante relevante para a escola.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1448
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons