DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1444
Título: A dificuldade de leituras literárias no 6º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Parintins- AM.
Título(s) alternativo(s): The difficulty of reading literary in the 6th year of elementary school in a school of the municipal network of Parintins-AM.
Autor(es): Bruce, Ana Maria da Silva Souza
Palavras-chave: Literatura;Leitura;Livro Didático;Dificuldades no 6º Ano
Data do documento: 15-Fev-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The aim of this article is to present the results of the research on the difficulties of literary reading in a school, in the 6th year of elementary school, in Vila Amazônia, in the municipality of Parintins. This research starts from an empirical problem of difficulty with the reading of literary works in the teaching of Portuguese Language. The choice of the 6th grade series arose from an inquiry of the researcher herself experiencing in childhood the absence of literary studies for elementary school, harming the development of stages in literary studies in education to the University. For this work, a theoretical reference was adopted that deals with concepts of literature, reading concepts, the textbook problem and the importance of the literary text in the school context. Concepts of literature were sought from various scholars, as they think about it, as Lajolo (2001), who comes to talk about what is literature; Zilbermam (1998) talks about children's literature and Martins (2006) with the theme "What is reading" in addition to other theorists who work on this subject will be the starting point for the proposed goal of investigating how the Literary readings in primary education of the 6th year, in the school of Vila Amazonia municipal network was reached. As a methodology, a qualitative research was conducted with data analysis, with bibliographical research and field study in four (04) classes corresponding to the 6th grade. It was applied questionnaire of open and closed questions for the students and another questionnaire for the teacher of the respective classes due in this school to have only one teacher of Portuguese Language for four classes of the 6th Year of Primary Education.
Descrição: O presente artigo, tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa de dificuldades de leituras literárias em uma escola, no 6º ano do Ensino Fundamental, na Vila Amazônia, Município de Parintins. Esta pesquisa parte de um problema empírico de dificuldade com a leitura de obras literárias no ensino aprendizagem de Língua Portuguesa. A escolha da série 6º ano, surgiu a partir de uma indagação da própria pesquisadora ao vivenciar na infância a ausência de estudos literários para o Ensino Fundamental, prejudicando o desenvolvimento das etapas nos estudos literários no ensino até à Universidade. Para este trabalho elegeu-se um referencial teórico que aborda conceitos de literatura, conceitos de leitura, o problema do livro didático e a importância do texto literário no contexto escolar. Buscou-se conceitos de literatura a partir de vários estudiosos, como pensam a respeito disto, como Lajolo (2001), que vem falar sobre o que é literatura; Zilbermam (1998) fala sobre a literatura infantil e Martins (2006) com o tema “O que é leitura” além de outros teóricos que trabalham com tal assunto, serão o ponto de partida para que o objetivo proposto que é investigar como são desenvolvidas as leituras literárias no ensino fundamental do 6o ano, na escola da rede municipal da Vila Amazônia fosse alcançado. Como metodologia foi realizado uma pesquisa de natureza qualitativa com análise de dado, com pesquisa bibliográfica e estudo de campo em quatro (04) turmas correspondentes ao 6º ano. Foi aplicado questionário de questões abertas e fechadas para os alunos e outro questionário para a professora das respectivas turmas devido nesta escola ter apenas um professor de Língua Portuguesa para quatro turmas do 6o Ano do Ensino Fundamental.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1444
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons