DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1442
Título: Pibid e a formação dos professores de língua portuguesa no curso de letras
Título(s) alternativo(s): Pibid and the training of Portuguese language teachers in the course of letters
Autor(es): Simas, Lucas Cativo
Palavras-chave: Fomação;Professor;Ensino;Língua Portuguesa
Data do documento: 14-Fev-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The accomplished research had as main purpose to identify the importance of the Institutional Program of Bag of Initiation to the Teaching - PIBID in the educational initial formation of the licenciandos in Letters of the University of States of Amazon / UEA, tends as main objective to analyze that it forms PIBID contributes for the teachers' of Portuguese Language formation. Besides, this research tried to verify the grant holders' challenges in working the teaching of the Portuguese Language in the different teaching modalities. The methodology used in this study is of qualitative stamp, and it was used as instrument of collection of data, questionnaires for the grant holders of the course of Letters and interviews for the supervisors and coordinator of the program. For development of this article it was used some theoretical bases like Fávero (1992), Pepper (2009), SEINE (2001), among others. The results obtained in this research show the importance of PIBID in the educational formation of the graduating of the course of letters, participants of the Program and also, for allowing to enter us in contact with the different diversities found at classroom.
Descrição: A pesquisa realizada teve como principal finalidade identificar a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID na formação inicial docente dos licenciandos em Letras da Universidade do Estados do Amazonas /UEA, tendo como principal objetivo analisar de que forma o PIBID contribui para a formação dos professores de Língua Portuguesa. Além disso, esta pesquisa procurou verificar os desafios dos bolsistas em trabalhar o ensino da Língua Portuguesa nas diferentes modalidades de ensino. A metodologia utilizada neste estudo é de cunho qualitativo, e utilizou-se como instrumento de coleta de dados, questionários para os bolsistas do curso de Letras e entrevistas para os supervisores e coordenador do programa. Para desenvolvimento deste artigo foi utilizado algumas bases teóricas como Fávero (1992), Pimenta (2009), SENA (2001), entre outros. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostram a importância do PIBID na formação docente do graduando do curso de letras, participantes do Programa e também, por nos permitir entrar em contato com as diferentes diversidades encontradas em sala de aula.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1442
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibid e a formação dos professores de língua portuguesa no curso de letras.pdf270,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons